A importância de trabalhar a logística reversa no e-commerce

logistica-reversa

A logística reversa diz respeito às operações ou processos envolvidos na política de troca e retorno de produtos da empresa, considerando tudo desde o atendimento ao cliente até a coleta do produto e a entrega de uma nova mercadoria ou devolução do dinheiro.

Além de obrigatória por Lei (o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de devolução do produto em até 7 dias após seu recebimento e a troca do mesmo em até 15 dias após o mesmo prazo).

Uma empresa deve considerar trabalhar sua política de trocas e devoluções como uma maneira de agregar maior confiabilidade e valor para sua própria marca.

E além disso,  incentivar seu público alvo a consumir: a eficiência e agilidade em lidar com este tipo de situação transmite segurança para o consumidor e reduz seu receio em comprar online.

Pois sabe que, caso o produto não seja de seu agrado ou que venha com qualquer tipo de defeito, poderá troca-lo ou devolve-lo com tranquilidade e ter seu dinheiro devolvido ou o produto substituído sem qualquer dor de cabeça.

É importante frisar que qualquer custo, financeiro ou de outra natureza, envolvido neste processo deve ser arcado integralmente pelo lojista e NUNCA pelo cliente.

Neste aspecto, trabalhar a logística reversa é tão importante para o desempenho da loja virtual quanto oferecer boas condições para uma experiência de compra prazerosa, como uma loja com navegação intuitiva e preenchimento de dados para identificação do cliente e pagamento simplificados.

A Betalabs pode ajudar sua loja virtual!

A Plataforma E-commerce Betalabs é nativamente integrada ao ERP Cloud, o sistema de gestão empresarial que reúne em uma única interface dezenas de módulos e ferramentas para aperfeiçoar a rotina de processos de sua empresa e trabalhar a logística reversa do seu negócio com facilidade.

Nosso sistema reúne, entre outras coisas, recursos para gerenciar com eficiência setores como finanças, estoque, clientes, pedidos, transportadores e emissão de documentação fiscal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.