A FILOSOFIA E O BOM ATENDIMENTO

post-101

post 101Funcionários que conhecem os valores da empresa tendem a entregar trabalhos mais coesos com seu objetivo

A filosofia de um negócio é o conjunto de crenças e princípios de uma empresa. Isso é muitas vezes referido por consultores como uma declaração de missão ou visão da companhia, mas a grande verdade é que a filosofia descreve os valores que são importantes para o negócio e definem as ações tomadas por grande parte dos colaboradores baseados nas orientações e nos exemplos da liderança da instituição.

Uma boa analogia para entender a importância da filosofia de um negócio é se imaginar caminhando em uma cidade desconhecida sem mapa nem GPS. Certamente, essa é uma experiência totalmente frustrante. Você não saberá como nem quanto tempo lavará para chegar a algum destino. Em uma empresa, do mesmo modo, se os funcionários não sabem os objetivos finais do empreendimento, não só ficarão perdidos em seu trabalho como também vão agir de maneira aleatória, muitas vezes entregando um resultado não condizente com a estratégia do negócio, perdendo vendas e frustrando clientes.

Compor uma filosofia leva tempo e demanda muito esforço por parte de líderes empresariais. Para criá-las, os comandantes devem se perguntar: “Qual é a natureza do meu negócio?”, “Quem é meu cliente?”, “Quais são os valores importantes para mim?” e “Como posso entregar mais valor para os meus clientes e atingir maior diferencial competitivo?”. As respostas a essas questões vão formar a base de ação que, por meio de exemplo e orientação, formatarão aos poucos o modo de agir dos colaboradores.

Quando uma empresa consegue difundir em sua equipe a cultura de valorizar cada cliente, a colaboração em detrimento de contratos e acordos comerciais e o respeito no tratamento com as pessoas, ela passa a contar com um time afiado, que joga pelo cliente e ganha com retenção, satisfação e, consequentemente, a desejável aquisição de novos consumidores com indicações e cases.

O benefício de ter uma equipe bem alinhada com valores pautados pela ética e pela satisfação do consumidor é que seu negócio vai dispor de clientes vendedores (aqueles que indicam a sua marca), o índice de retenção e fidelização vai aumentar muito e a empresa terá uma base de sustentação para alcançar vôos cada vez maiores.

LuanLuan Gabellini – Sócio Fundador da Betalabs, Graduado em Administração de empresas pela FGV – EAESP.
photo credit: The Businessman – A3 via photopin (license)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.