15 lições de marketing para turbinar o seu clube de assinaturas

marketing para clube de assinaturas

Quando falamos de venda recorrente, falamos de um mercado competitivo que está em constante crescimento. Por isso, investir em marketing para o seu clube de assinaturas é essencial para que a sua empresa não fique para trás.

Nós separamos 15 lições de marketing indispensáveis para turbinar o seu clube de assinaturas!

Defina um público alvo e uma persona

Definir o público alvo é essencial para você criar estratégias de comunicação que convertem. Uma vez que você sabe com quem você está se comunicando, você sabe em que tipo de design apostar, você passa a criar conteúdos mais assertivos, você consegue criar campanhas de anúncios mais eficazes, entre diversas outras coisas que te ajudam dialogar da maneira correta com quem você precisa!

A partir do público alvo, você consegue criar a sua persona, que é a personificação do seu público, ou seja, o detalhamento do seu público alvo. Além das informações demográficas, uma persona possui dores, alegrias, desejos; ela se comunica e se posiciona de uma forma específica. Definir uma persona irá te ajudar a criar as mensagens certas para as pessoas certas.

Monitore e se inspire nos concorrentes

Uma das estratégias mais essenciais do marketing é ficar de olho nos seus concorrentes. Quando você analisa os seus concorrentes, você entende como a sua marca está posicionada no mercado, e obtém insights do que pode dar certo e o que pode não dar certo na sua própria loja. Afinal, vocês estão competindo pelos mesmos clientes.

Observe as estratégias que eles utilizam, e veja o que faz sentido para a sua própria marca.

Invista na identidade visual

Quando alamos de clubes de assinaturas, ter uma identidade visual memorável é um dos passos mais essenciais – principalmente quando estamos falando de produtos físicos que vêm em boxes. Afinal, você não está oferecendo apenas aquele produto para os seus clientes, mas sim uma experiência completa.

Ter uma boa identidade visual, e aplicá-la nas suas embalagens é uma excelente forma de se destacar perante aos seus concorrentes, além de agregar valor ao seu produto, e fixar a sua marca na mente dos públicos.

Um dos maiores cases de sucesso da Betalabs é o clube de assinaturas Unibox, que oferece itens de papelaria, e investe em caixas personalizadas todo mês, e, mesmo que cada caixa possua um tema e um design diferente, a identidade visual da marca está sempre presente de maneira criativa!

Invista em marketing de influência

Você sabe o que é marketing de influência? Essa estratégia utiliza a relevância dos influenciadores digitais para vender produtos. Se você segue algum digital influencer, você com certeza já o viu fazendo propagandas de produtos e serviços. Porque não utilizar essa estratégia de marketing para o seu clube de assinatura?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Invesp, 40% das pessoas compraram um produto online depois vê-lo sendo usado por um influenciador nas mídias sociais, e 49% dos consumidores confiam em recomendações de produtos feitas por influenciadores para suas compras.

O marketing de influência, é com certeza, um dos investimentos que mais irá gerar frutos para a sua marca. E engana-se quem pensa que irá precisar fechar um contrato com um influenciador que possui milhões de seguidores. Aposte em pequenos influenciadores, além daqueles que possuem o mesmo público que você deseja atingir.

Utilize tráfego pago

Criar anúncios pagos nas plataformas digitais é, com certeza, uma das estratégias mais tradicionais e eficientes, pois esse método te permite atingir milhares de pessoas por dia, ao redor de todo o país, gerando resultados a curto prazo – coisa que é quase impossível quando se utiliza apenas tráfego orgânico.

Invista em marketing de conteúdo

Porém, não pense que apenas o tráfego pago gera resultados. O ideal é equilibrar esse tipo de tráfego com o tráfego orgânico, que se dá, principalmente, através da criação de conteúdo. Alimentar o seu blog e as suas redes sociais, e utilizar o e-mail marketing com frequência é essencial para alcançar pessoas, nutrir leads, e criar um relacionamento com os seus clientes.

De acordo com uma pesquisa feita pela Semrush, 84% das agências de marketing que atendem empresas B2C e B2B têm uma estratégia de marketing de conteúdo.

Além disso, dados divulgados pela Hubspot, mostram que 80% dos usuários focam apenas os resultados orgânicos das buscas ao realizarem uma pesquisa do Google, passando direto pelos anúncios pagos que ficam no topo da página.

Ofereça brindes

Se você já pesquisou cases de sucesso de clubes de assinaturas, você com certeza percebeu que muitos deles têm algo em comum: eles não enviam apenas o produto, mas também brindes relacionados ao conteúdo da caixa.

Essa é uma excelente estratégia para você aumentar a satisfação dos seus clientes e criar um relacionamento com eles, além de agregar valor ao seu produto, aumentanto as chances de indicação.

A Tintaglia, um case de sucesso da Betalabs, é um dos melhores e mais atrativos clubes de assinaturas de livros do Brasil, isso porque, além de enviarem um livro todo mês, eles oferecem descontos em editoras parceiras, grupo de debate no Telegram, um cronograma de leitura online, vídeos e lives que aprofundam a leitura, plataforma exclusiva para os assinantes e um mini baú para os assinantes. Definitivamente, uma experiência completa!

Crie um programa de indicações

Falando em gerar indicações, aposte em campanhas que incentivam a isso!

Elon Musk, criador e CEO da Tesla, disse que um cliente deve gerar, pelo menos, três novos clientes, e foi esse pensamento que o incentivou a criar um programa de indicação para clientes exclusivos da Tesla!

Incentive os seus clientes a indicarem o seu clube de assinaturas para os amigos, e ofereça recompensas em troca! Essa também é uma excelente estratégia de relacionamento com os clientes.

Faça campanhas de e-mail marketing

Engana-se quem diz que que e-mail marketing não é mais eficiente. Essa é uma excelente estratégia para trabalhar o marketing de conteúdo, oferecer descontos, divulgar ações da sua empresa, e criar um relacionamento com o seu público.

Segundo dados  do Campaign Monitor, os profissionais de marketing que usam campanhas segmentadas de e-mail marketing notam um aumento de até 760% na receita. Esse dado é de 2019, então imagine agora, no período pós-pandemia, quando as pessoas passaram a consumir mais conteúdos digitais?

Faça vídeos de unboxing

Se o seu clube de assinaturas envia caixas todo mês para os assinantes, uma ótima ideia é você fazer um vídeo de unboxing, mostrando o conteúdo para quem ainda não tem certeza se deve assinar ou não o seu clube.

Essa estratégia, inclusive, pode ser aliada ao marketing de influência: você envia a sua box para um influenciador, e ele realiza o unboxing nos canais dele!

Como criar o unboxing perfeito para seus pacotes do clube de assinaturas?

Mostre os bastidores da produção

Mostrar os bastidores da sua empresa, ou seja, a equipe, como vocês trabalham no dia a dia e como os produtos são produzidos desperta um grande interesse no público.

As pessoas passam a se conectar com a sua marca ao perceber que, por trás do produto final, existe um time que trabalha duro para entregar tudo perfeitamente.

Uma sugestão é você utilizar os stories do Instagram, para mostrar a rotina diária da empresa, ou gravar vlogs para o Youtube e outras redes sociais.

Utilize estratégias de remarketing

O remarketing é uma estratégia que encontra pessoas que já passaram pelo seu site e leva anúncios da sua empresa até elas novamente, através de redes de display.

Assim, mesmo que a pessoa não tenha realizado nenhuma compra, ela lembra que a sua marca existe, e passa a considerar outra visita no seu site, o que pdoe gerar uma conversão.

Feche parcerias

Fechar parcerias é uma excelente forma de ampliar a sua base de leads e aumentar o reconhecimento da sua empresa, pois a sua marca terá contato com os cliente e o público de outra marca, que pode acabar gostando da sua proposta e converter!

Se você possui um clube de assinaturas de vinhos, por exemplo, você pode procurar um clube de assinaturas de queijos e, juntos, criarem uma box especial com conteúdos de ambas empresas, e, assim, conquistar mais clientes!

Utilize uma plataforma eficiente

Para que você consiga planejar e executar as estratégias de marketing para o seu clube de assinaturas, é essencial que você possua uma plataforma para venda recorrente com diversas integrações para marketing que facilitam o seu dia a dia.

Somos a plataforma mais completa para e-commerce e clubes de assinatura, com mais de 10 anos de história, 600 cases de sucesso e 500.000 assinantes!

Não cobramos percentual sobre as vendas, oferecemos layouts personalizados, a plataforma é comprovadamente escalável, possuímos um sistema de gestão nativo, suporte personalizado e humanizado, API aberta e integrações.

Além disso, a nossa plataforma também possui diversas ferramentas que automatizam os processos mecânicos e rotineiros, o que permite que o seu time pare de gastar tempo com essas tarefas para focar na parte criativa e estratégica. Tudo para que você e os seus assinantes possuam a melhor experiência possível!

Gostou e quer nossa ajuda para fazer seu negócio crescer? Entre em contato com nossos consultores e agende uma demonstração!

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