Atualmente, utilizar as redes sociais para impulsionar o e-commerce é uma necessidade das empresas. Segundo um levantamento feito pela AlliN, em parceria com a Opinion Box, 76% dos consumidores recorrem às redes sociais na hora de comprar, seja para conhecer o produto e a empresa, ler reviews de clientes ou comparar preços.
Porém, para quem está iniciando um empreendimento agora, uma dúvida é recorrente: em quais redes eu devo manter o foco para prospectar mais clientes?
Quais redes sociais alimentar para impulsionar o seu e-commerce?
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Escola de E-commerce, essas são as redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2022:
- WhatsApp (165 milhões)
- YouTube (138 milhões)
- Instagram (122 milhões)
- Facebook (116 milhões)
- TikTok (73,5 milhões)
- Messenger (65,5 milhões)
- LinkedIn (56 milhões)
- Pinterest (30 milhões)
- Twitter (19 milhões)
- Snapchat (7,6 milhões)
Ou seja, as possibilidades para trabalhar a divulgação do seu e-commerce são imensas! Portanto, a dúvida de quais redes sociais alimentar para posicionar o seu e-commerce é constante, diante de tantas possibilidades disponíveis.
A respostas é: depende! O ideal é tentar se posicionar no máximo de redes sociais possível, para atingir diferentes públicos, de diversas formas. Porém, tudo depende do tipo de conteúdo que a sua marca irá postar.
Se você tem uma empresa B2B, cujo principal público são empresários mais velhos e formais, não faz sentido utilizar o Tiktok para postar conteúdos de humor e dancinhas. Porém, isso não significa que você não possa utilizar essa plataforma para divulgar conteúdos da sua empresa, vídeos informativos, entre outros tipos de conteúdos que estão alinhados com o posicionamento da sua marca.
Por isso, é muito importante ter a sua estratégia de marca muito bem planejada, e conhecer muito bem o seu público, para ser assertivo nos conteúdos produzidos.
Para e-commerces de produos B2C, por exemplo, o Pinterest é uma rede social interessante para postar imagens dos seus produtos. Apesar de não ser a rede mais utilizada, ela tem espaço para esse tipo de conteúdo.
Dados sobre as redes sociais para e-commerces
Existem alguns dados nos quais podemos nos basear para saber onde investir mais a nossa energia. De acordo com pesquisas divulgada pela Resultados Digitais, e pela OpinionBox:
- Mais de 90% dos profissionais de Marketing consideram o Instagram a rede mais relevante;
- 55% dos consumidores brasileiros já usaram o Instagram para conversar com empresa.
Youtube
- Apenas 31% utilizam o Youtube para procurar sobre um produto, porém 51% utilizam a rede para se informarem e aprenderem mais sobre diversos assuntos, sendo uma boa oportunidade para trabalhar o marketing de conteúdo.
- 38% dos consumidores já comprara algum produto ou serviço que descobriram no Twitter.
TikTok
- Em 2021, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do Brasil, considerando todas as categorias;
- 35% dos usuários de TikTok no Brasil já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no TikTok.
- 76% dos usuários utilizam o Whatsapp para se comunicarem com empresas.
- 55% já contrataram um serviço pelo Whatsapp;
- 55% já compraram algum produto pelo Whatsapp.
- 21% dos usuários utilizam o Facebook para fazer compras;
- 44% utilizam a rede para acompanhar marcas e empresas que gostam;
- 63% já compraram algum serviço ou produto que conheceram pelo Facebook.
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