A URL canônica é um termo técnico utilizado na área de otimização de sites para os motores de busca (SEO). Em termos simples, a URL canônica é "a URL oficial" de uma página na web que você quer destacar para os motores de busca. Você deve estar se perguntando: Mas, por que uma página teria mais de uma URL? Isso acontece com mais frequência do que parece no cotidiano do comércio eletrônico. Por exemplo, se você tem um site de e-commerce e vende um tênis de corrida azul, este produto pode ser listado em várias categorias, como "tênis", "produtos esportivos" e "promoção". Cada uma desses "caminhos" para o produto pode gerar uma URL diferente, mesmo que todos elas levem ao mesmo produto. Ao indicar qual das URLs é a canônica, ou seja, a oficial, você ajuda os motores de busca a entenderem qual delas deve ser priorizada, evitando duplicidades e sendo mais assertivo na exposição dos seus produtos para os usuários dos buscadores. No contexto de uma empresa de softwares que trabalha com plataforma de e-commerce e ferramenta de vendas recorrentes, é ainda mais importante trabalhar com a URL canônica. Isso irá permitir uma melhor gestão do conteúdo dos produtos e das categorias, um melhor posicionamento nos motores de busca e uma navegação mais eficiente para o usuário. Utilizar a url canônica é uma prática recomendada para o SEO do seu site, garantindo uma melhor experiência do usuário e facilitando a organização e gestão do seu negócio no comércio eletrônico.