O Marketing de Afiliados é uma forma de marketing digital no qual uma empresa remunera terceiros – os afiliados – por cada venda, clique ou lead gerado através dos links de referência desses afiliados. Este modelo de negócio baseia-se essencialmente no compartilhamento de receitas. Um afiliado (pessoa ou empresa) promove o produto ou o serviço de uma empresa de e-commerce, e recebe uma comissão cada vez que suas ações geram um resultado positivo para a empresa. Essas ações normalmente são traduzidas em geração de vendas, mas também podem ser conversões de leads ou tráfego para o site da empresa de e-commerce. No caso de uma plataforma de e-commerce, o marketing de afiliados pode ser usado para atrair novos clientes e aumentar as vendas. Afiliados, que geralmente são blogueiros, influenciadores digitais ou proprietários de sites, usam várias técnicas de marketing digital, como SEO, conteúdo de blog e mídias sociais, para promover os produtos e gerar vendas. Empreendedores e varejistas do e-commerce podem se beneficiar do marketing de afiliados de várias maneiras. Além de ajudar a atrair novos clientes e aumentar as vendas, também pode contribuir para o fortalecimento da marca e para a expansão do alcance online. Além disso, é uma estratégia de custo-benefício, pois a empresa só pagará a comissão ao afiliado se ele gerar um resultado positivo, seja uma venda, um lead ou um clique. No contexto de vendas recorrentes e clubes de assinatura, o afiliado poderá receber uma comissão recorrente se o cliente continuar a assinatura, aumentando o potencial de receita para o afiliado e tornando o marketing de afiliados uma estratégia atrativa para estas modalidades de negócio. O Marketing de Afiliados é, portanto, uma ferramenta poderosa para o crescimento e a sustentabilidade de empresas de e-commerce e clubes de assinatura, proporcionando uma forma eficaz de aumentar visibilidade, vendas e receitas.