FOMO é a abreviação de 'Fear Of Missing Out', que em tradução livre para o português significa 'Medo de Perder'. O termo é geralmente usado para descrever a inquietação que algumas pessoas sentem ao pensar que estão perdendo algo interessante ou importante que os outros estão fazendo.
No cenário do comércio eletrônico e das vendas recorrentes, o FOMO é uma estratégia muito eficaz para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Por exemplo, ao implantar um clube de assinatura, você pode gerar FOMO nos seus clientes ao informá-los de que os assinantes estão aproveitando ofertas exclusivas e benefícios. Isso pode motivar o cliente a se inscrever para não "perder" essas vantagens.
Outra forma comum de aplicar a FOMO no comércio eletrônico é por meio de vendas flash e ofertas de tempo limitado. A ideia é criar um senso de urgência, fazendo o cliente sentir que ele deve comprar o produto imediatamente para não perder a oportunidade.
Aplicar de forma adequada a FOMO em uma estratégia de venda pode trazer resultados significativos. No entanto, é importante garantir que a comunicação com o cliente seja transparente e que as promessas feitas sejam cumpridas, para construir um relacionamento de confiança com o cliente.