Custos variáveis são todas as despesas que variam de acordo com a quantidade de produtos vendidos ou serviços prestados pelo seu negócio. Em outras palavras, esses custos aumentam quando suas vendas aumentam e diminuem quando suas vendas diminuem. Na área de e-commerce e venda recorrente, os custos variáveis podem incluir custos de embalagem e envio dos produtos, taxas de transação que variam com o número de vendas, entre outros. Também na operação de clubes de assinatura, os custos com os produtos que compõem o kit podem variar de acordo com a quantidade de assinantes ativos. Por exemplo, se você vende um produto online, seus custos variáveis podem incluir o preço que você paga pelo produto, o custo da embalagem e o frete para enviar o produto ao cliente. Se você tem um clube de assinaturas, os custos dos produtos que compõem cada kit podem ser considerados custos variáveis, pois eles variam de acordo com o número de assinantes que você tem. Entender seus custos variáveis é essencial para o gerenciamento financeiro do seu negócio. Com essa compreensão, você pode precificar seus produtos de forma mais precisa, calcular a rentabilidade e tomar decisões financeiras mais informadas. Lembre-se que quanto mais alto o custo variável, menor é a sua margem de lucro em cada venda ou assinatura. Portanto, é importante sempre buscar formas de reduzir esses custos, seja negociando com fornecedores, buscando alternativas mais em conta ou otimizando processos na cadeia de suprimentos.