A Taxa de Cliques, ou CTR (Click Through Rate, em inglês), é uma métrica importante para negócios online, como plataformas de e-commerce e clubes de assinatura. Ela mede o número de cliques que uma publicidade, campanha de e-mail ou qualquer outro tipo de proposta online recebe em relação ao número de impressões, ou seja, quantas vezes essa proposta foi mostrada.
Com essa métrica, é possível entender o quanto uma determinada estratégia de marketing digital, como anúncios em redes sociais, links em newsletters ou banners em websites parceiros, está sendo eficiente para atrair o interesse do público e fazer com que as pessoas interajam com aquilo que foi proposto.
Quanto maior a CTR, mais pessoas estão clicando e, consequentemente, chegando até o seu e-commerce ou clube de assinatura, o que aumenta as chances de conversões e vendas.
A CTR é calculada dividindo o número de cliques pelo número de impressões e multiplicando o resultado por 100, para obter a porcentagem. Por exemplo, se uma publicidade foi exibida 1000 vezes e recebeu 20 cliques, a taxa de cliques seria de 2%.
Essa métrica é vital para medir o desempenho de campanhas de marketing online e ajustá-las conforme necessário para aumentar a visibilidade e atratividade do seu negócio na web.