CRO, que significa Otimização da Taxa de Conversão, é uma estratégia adotada por empresas e varejistas online para aumentar a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada em seu website. No caso de uma plataforma de e-commerce, a ação desejada pode ser a compra de um produto, a adesão a um clube de assinatura, o preenchimento de um formulário, o download de um arquivo, entre outros.
Esse processo pode envolver várias técnicas, como a análise dos comportamentos dos visitantes no website, o teste de diferentes layouts e conteúdos, e a identificação e solução de possíveis barreiras que possam estar impedindo a conversão dos visitantes em clientes. Por exemplo, pode ser que a finalização da compra esteja complicada demais, o design do website não seja atrativo ou as informações sobre os produtos ou os clubes de assinatura não estejam claras o suficiente.
O objetivo final da CRO é garantir que o website seja o mais eficiente possível em converter visitantes em clientes. Ao melhorar a experiência do usuário no website, é mais provável que ele realize a ação desejada, contribuindo para o aumento das vendas e do lucro da empresa.
Ao investir em CRO, os empreendedores e varejistas não apenas aumentam suas chances de fazer mais vendas, mas também fazem um melhor uso de seu tráfego existente, o que é mais eficiente e econômico do que gastar mais dinheiro atrair um maior número de visitantes.