Sobre: CLV

Valor Vitalício do Cliente (CLV)

O Valor Vitalício do Cliente, também conhecido pela sigla em inglês CLV (Customer Lifetime Value), é uma métrica usada no comércio eletrônico para determinar o valor total que um cliente pode trazer para o seu negócio durante todo o tempo que ele permanece como seu cliente. Essencialmente, o CLV é uma projeção do quanto de receita um único cliente pode gerar para a empresa durante o período de seu relacionamento. Se você estiver vendendo produtos de forma recorrente, como em um clube de assinatura por exemplo, o CLV será extremamente relevante, pois ele pode ajudar a entender quanto você pode esperar ganhar de cada cliente ao longo do tempo. Calcular o CLV pode ajudar você a determinar quanto deveria gastar para adquirir um novo cliente (Custo de Aquisição de Cliente – CAC) e também a decidir em quais clientes se concentrar mais. Por exemplo, se um tipo específico de cliente tende a ter um CLV mais alto, pode fazer sentido direcionar mais esforços de marketing para esse segmento. Para calcular o CLV, você pode utilizar várias fórmulas. Uma das fórmulas mais simples considera a receita média por cliente, a margem bruta média por cliente e a taxa de retenção do cliente. No cenário de uma plataforma de e-commerce com vendas recorrentes, a fórmula poderia ser algo como: CLV = (Receita média por transação X Margem bruta média) / (1 – Taxa de retenção) Note que calcular o CLV não é uma ciência exata – é uma estimativa baseada em médias e suposições. No entanto, mesmo sendo uma estimativa, o CLV ainda é uma métrica importantíssima para qualquer negócio de e-commerce. Ele ajuda a tomar decisões mais informadas sobre o quanto investir para adquirir novos clientes e a melhor maneira de mantê-los.

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