Em seus esforços para estabelecer um e-commerce seguro e eficaz, você pode ter se deparado com o termo Captcha. Talvez o termo possa soar técnico, mas a realidade é que muitas pessoas já cruzaram com um Captcha enquanto navegam na internet. Em termos simples, um captcha é um teste usado em computação para distinguir entre seres humanos e computadores.
Originalmente, a sigla CAPTCHA significa "Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart", que em português pode ser traduzido como "Teste de Turing público completamente automatizado para distinguir computadores de humanos". Estes testes geralmente são feitos solicitando ao usuário realizar uma simples tarefa que um software de computador acharia difícil ou impossível de fazer. Por exemplo, digitar letras ou números distorcidos que aparecem em uma imagem, selecionar todas as imagens que possuem um carro, solucionar um pequeno problema matemático, entre outros.
No caso de uma plataforma de e-commerce, um Captcha serve principalmente para proteger o site contra bots que pretendem realizar compras fraudulentas ou criar contas falsas. Isso é especialmente útil para os negócios de comércio eletrônico, pois aumenta a segurança dos usuários e do próprio site, melhorando a experiência do cliente em geral.
Portanto, ao implementar o Captcha em seu site, você estará dando um passo importantíssimo no sentido de manter sua plataforma de e-commerce protegida contra mal-intencionados e ainda preserva a integridade e a segurança dos dados de seus clientes.