Canonical Tag é um recurso muito utilizado no universo do e-commerce para melhorar o desempenho dos sites na busca orgânica, otimizando o SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) do seu negócio. Mas, primeiro, é importante entender o que é exatamente essa Canonical Tag. A tag canônica é um elemento que é inserido no código HTML de uma página para indicar aos motores de busca, como o Google, qual é a versão principal, ou canônica, de uma determinada página. Isso é feito quando há conteúdos semelhantes ou repetidos em diferentes URLs do seu site. Com a tag canônica, você pode dizer ao Google qual página considerar como principal em suas buscas, evitando problemas de conteúdo duplicado. No e-commerce, a Canonical Tag é especialmente útil, pois é comum ter produtos que aparecem em várias páginas ou categorias diferentes. Por exemplo, um produto pode estar na página de "novos produtos", na de "mais vendidos" e também em sua categoria específica. Sem a Canonical Tag, um mecanismo de busca poderia considerar isso como conteúdo duplicado e penalizar o seu site nos resultados de busca. Por isso, a Canonical Tag é uma ferramenta essencial para qualquer empreendedor do e-commerce ou para quem administra um clube de assinatura. Ela auxilia na organização do site, melhora a experiência do usuário e otimiza os resultados nos mecanismos de busca, favorecendo o aumento do tráfego orgânico e, consequentemente, a efetividade das suas vendas online.