O Benchmarking é uma prática de negócios que consiste em analisar e aprender com companhias que possuem o mesmo objetivos que o seu. No caso de uma empresa de e-commerce, a Benchmarking pode ser o estudo de outras empresas de comércio eletrônico bem-sucedidas ou de grande relevância no mercado que oferecem produtos ou serviços similares.
A ideia por trás do Benchmarking é observar as práticas de gestão, estratégias de marketing ou quaisquer aspectos operacionais de outros e-commerces e tentar adaptá-los ao seu próprio modelo de negócio. Essa prática permite que você entenda como as empresas de sucesso operam e o que as torna eficientes, o que pode levar a uma melhoria significativa na maneira como você gerencia sua própria empresa.
Além disso, o Benchmarking pode ser de grande ajuda para quem atua no modelo de vendas recorrentes ou clubes de assinatura. Por meio de uma análise cuidadosa, é possível identificar como os líderes de mercado estruturam suas assinaturas, definem preços e lidam com questões como retenção de assinantes e diminuição de churn rate (taxa de cancelamento).
De modo geral, o Benchmarking é uma excelente estratégia para empreendedores e varejistas que buscam aprimorar seus e-commerces ou negócios de venda recorrente.