Venda recorrente: a chave do sucesso para o seu e-commerce em 2024

venda recorrente 2023

A venda recorrente é o mercado que todos empresários deveriam estar de olho para 2023. Esse segmento do e-commerce, que cresceu quase 2.000% desde 2014, foi apontado como uma das 15 tendências para o e-commerce no ano que está chegando pelo site site The Future Of Ecommerce, referência internacional no assunto.

Nos Estados Unidos, segundo dados levantados pela Statista, estima-se que esse mercado movimente mais de 38 bilhões de dólares em 2023, apresentando um crescimento de 131% em relação a 2019, ano pré-pandêmico. Observe:

venda recorrente em 2023
Gráfico do crescimento da venda recorrente nos Estados Unidos divulgado pela Statista.

Nesse post, iremos abordar os principais pontos da venda recorrente para te ajudar a entender mais sobre esse fenômeno do mercado digital, e porquê você deve investir nessa inovação para o seu negócio em 2023.

O que é um clube de assinaturas?

Mas afinal, o que é um clube de assinaturas?

Os clubes de assinatura são um modelo de e-commerce relativamente novo e que cresce cada vez mais! Nesse modelo de e-commerce, os clientes pagam um valor recorrente para as empresas, e em troca, recebem produtos ou serviços com periodicidade, seja semanal, quinzenal, mensal, ou até trimestral.

Assim, o cliente realiza a compra de produtos no site apenas uma vez, aderindo à assinatura para continuar recebendo o pacote de produtos/serviços.

A magia do pagamento recorrente é vender o produto uma vez e continuar recebendo por ele nos próximos meses. Empresas de todos os tamanhos e tipos têm se interessado em plataformas de pagamento recorrentes, pois é o caminho para construir um negócio sólido, previsível e lucrativo.

Um exemplo de serviço por assinatura que é muito comum e utilizado no cotidiano dos brasileiros é o serviço de streamings, como Netflix e Spotify, e os pacotes de dados das operadoras telefônicas.

Porém, se enganam aqueles que limitam os clubes de assinatura apenas a esses tipos de serviço. Atualmente, temos os mais variados tipos de serviços e produtos que podem ser vendidos por recorrência.

Vantagens da venda recorrente

As vantagens em ter um clube de venda recorrente em 2023 para o seu negócio são várias.

Entre elas, destaca-se a previsibilidade do seu faturamento. Uma vez que você possuir uma boa base de clientes que assinam os seus planos mensais, você saberá o mínimo que irá lucrar todo mês. Isso permite que você planeje os seus investimentos em marketing, gestão, produção, entre outras áreas da empresa.

Uma outra vantagem está na fidelização dos seus clientes. Uma das partes mais difíceis da conversão de leads está em convencê-los que o seu produto é o ideal para eles.

Depois, surge outra dificuldade: continuar convencendo eles disso, para que eles voltem a comprar na sua loja. Com o clube de assinaturas, essa não é uma preocupação, uma vez que o cliente se juntou ao seu clube, é porque ele está interessado em continuar sendo o seu cliente.

Entretanto, não se engane achando que você só terá trabalho na hora de fechar os contratos. Manter um bom relacionamento com os seus clientes é um trabalho constante e que precisa de muita atenção – esse trabalho só será simplificado!

Além disso, ter um clube de assinatura é uma forma de você se destacar no mercado. Apesar dos clubes de assinatura terem crescido 19% em 2021, apresentando uma forte tendência, esse mercado ainda pode ser muito explorado, por isso ingressar nele é uma forma de ficar à frente dos seus concorrentes.

Modelos de venda recorrente

Existem diversos modelos de venda recorrente, e o mais ideal para a sua empresa irá depender de 3 fatores principais:

  • Qual o produto/serviço que você vende.
  • O perfil do seu público alvo.
  • Qual o objetivo do seu clube.

Mas quais são esses modelos e como escolher o ideal para a sua empresa?

  1. Cesta de produtos recorrentes

    Nessa modalidade, o cliente monta um carrinho na sua loja online, e torna esse carrinho recorrente, ou seja, passa a receber aqueles mesmos itens selecionados com a periodicidade desejada (semanalmente, quinzenalmente…).

    Essa modalidade é a mais fácil de ser implantada, pois diz respeito apenas a uma alteração nas configurações do checkout do carrinho.

    É o ideal para produtos que são comprados por conveniência, aqueles que são consumidos corriqueiramente e não podem ficar em falta em casa, como produtos de limpeza, ração para os animais de estimação, lâminas para máquina de barbear…
    a lista é grande!

  2. Box com curadoria

    Esse é um modelo em crescimento exponencial no Brasil. Trata-se dos boxes que entregam produtos focados na experiência do cliente. Ou seja, são produtos especiais, pensados em trazer certo entretenimento e qualidade diferenciados.

    Os clubes de assinatura de vinhos, são um excelente exemplo, pois, normalmente, um sommelier escolhe um vinho diferenciado, que é entregue aos assinantes em uma embalagem bonita, com uma cartilha que explica a origem do produto, agregando à experiência de consumo.

    É um segmento que cresceu muito durante a pandemia, pois as pessoas passaram a ficar mais em casa e gastar menos dinheiro com viagens e passeios, e encontraram o benefício em receber boxes em casa que trazem diversão e distração.

  3. Clube de vantagens

    Nesse tipo de clube, um dos mais clássicos, os assinantes recebem benefícios. Existem diversos tipos de benefícios a serem oferecidos, como cupons de descontos para produtos da loja, descontos para eventos, atendimento personalizado, e muito mais!

    Essa modalidade é ideal para empresas que já possuem uma comunidade fiel, e que quer aumentar ainda mais essa fidelidade dos clientes, além de aumentar a rentabilidade daquele negócio também.

    Esse modelo de venda recorrente também é utilizada por empresas que oferecem serviços para os seus clientes, como atendimento médico, e precisam de uma plataforma personalizada.

  4. Aluguéis recorrentes

    Aluguéis são uma modalidade de compra e venda já antigas e conhecidas no mundo todo, é claro. Porém, agora está se tornando cada vez mais comum os aluguéis recorrentes.

    É ideal para empresas de produtos efêmeros, como por exemplo, roupas de bebês, que normalmente são utilizadas por um curto período de tempo e depois são descartadas. Por que não alugar esse tipo de produto?

  5. Clubes de conteúdo

    Esse tipo de clube vende com recorrência conteúdos digitais, como ebooks, cursos, pesquisas, planilhas, entre outros produtos.

    Essa modalidade também cresceu muito durante a pandemia, quando as pessoas passaram a procurar por capacitações online, investindo no aprendizado.

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Os segmentos de venda recorrente para apostar em 2023

De acordo com pesquisa realizada pelo Recharge, referência internacional em recorrência, esses são os segmentos que mais crescem com a venda recorrente:

  1. Pets e animais;
  2. Comidas e bebidas;
  3. Itens de casa e decoração;
  4. Saúde e bem-estar;
  5. Beleza e cuidados pessoais;
  6. Moda e vestuário.

Porém, sabemos que o mercado recompensa empresas inovadores e disruptivas. Não importa qual o nicho do empreendimento, milhares de negócios contam com a venda recorrente para crescer cada vez mais.

Aqui na Betalabs, atendemos os mais diversos nichos: clubes de assinatura de carne, ovos, livros, aulas de dança do ventre, e-books, papelaria, atendimento médico… a lista é longa!

Plataforma para venda recorrente

A Betalabs é uma plataforma para venda recorrente que atua no mercado desde 2011, e já possui mais de 700 cases de sucesso e 500.000 assinantes. A nossa plataforma integra ERP, e-commerce e assinaturas, através da melhor tecnologia, que oferece a melhor experiência para os usuários.

Conheça alguns cases da Betalabs

Em 2023, aposte em uma plataforma de venda recorrente que vai ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais.

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