Os conceitos de preço e valor são recorrentes no dia a dia de um empreendedor, mas será que este sabe qual a diferença entre os dois termos?
E, mais importante que isto, como aplica-los corretamente para o bom desempenho do negócio? Confira abaixo o que preço e valor significam e qual seu impacto na decisão de compra do cliente.
Preço
O preço representa a quantidade de dinheiro que o cliente precisa investir na hora de adquirir um novo produto ou mercadoria.
É o número que consta na etiqueta do produto ou que é exibido no FrontEnd da loja virtual. A elaboração do preço de um produto contempla os custos de produção da mercadoria (fixos e variáveis), bem como a margem de lucro que o lojista espera obter com a venda do mesmo, considerando, é claro, o perfil e poder de compra do seu público alvo, a demanda pelo produto e os preços elaborados por seus concorrentes de mercado.
Valor
Enquanto o preço se baseia em dados “palpáveis” e pode ser quantificado, o valor se refere a algo subjetivo e que varia de pessoa para pessoa: o valor de um mesmo produto pode ser maior ou menor para um ou outro cliente de acordo com a importância que cada um confere para o item em si.
É o caso, por exemplo, de itens de colecionador que representam algo especial para aqueles que os colecionam, mas podem não significar absolutamente nada para outras pessoas.
Como então aliar os dois conceitos para beneficiar seu negócio? Bem, ao estudar seu público alvo é possível reunir informações que permitam ao lojista conhecer melhor os gostos de seus clientes, seus hobbies, estilo de vida, quais características ou qualidades valorizam mais e esperam encontrar nos produtos que consomem e o quanto estariam dispostos a investir na compra destes “produtos ideais”. Dessa maneira, além de permitir que o lojista ajuste seu produto para ficar cada vez mais próximo da expectativa de seus clientes, conhecer o que seus clientes valorizam pode justificar o aumento do preço da mercadoria sem o comprometimento da taxa de conversão do negócio.
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