Como fazer uma projeção de vendas para o seu e-commerce

projeção de vendas

A projeção de vendas é um tipo de previsão que precisa fazer parte do planejamento e organização de qualquer empresa, especialmente das que atuam no universo digital e ainda são de pequeno porte porque esse tipo de empreendimento ainda precisa se consolidar no mercado em que atua.

Nesse momento inicial, grandes erros podem acabar custando muito caro para a empresa e atrapalhe o crescimento e a competitividade dela, então é fundamental se preparar bem para enfrentar todos os imprevistos que podem acontecer ao longo dessa caminhada e a projeção de vendas pode ser uma grande aliada nesse sentido, sobretudo quando falamos de cálculo de gastos e investimentos em curto, médio e longo prazos, além de garantir a identificação do mercado em geral e abrir portas para que você possa antecipar novas tendências e demandas.

Para que você não comprometa o progresso da sua loja virtual, é essencial que você utilize essa estratégia ao seu favor e colete as informações obtidas por meio dela para tomar as melhores decisões para a sua empresa.

Tipos de projeção de vendas

Existem alguns modelos de projeções de vendas consolidados por conta da facilidade e da assertividade nos resultados e, por essa razão, são os modelos que normalmente são escolhidos pelas empresas. Nós vamos te mostrar quais são eles para que você possa escolher o mais adequado para o seu tipo de negócio com base nas abordagens que eles fazem:

Projeção baseada em análise de resultados

Geralmente, as empresas que já estão no mercado há algum tempo costumam amar esse modelo de projeção porque ele é simples e requer a existência de um histórico de vendas da empresa e, nesses casos, negócios que têm certo tempo de experiência conseguem ter acesso a esse tipo de informação facilmente.

Com as informações conseguidas a partir do histórico da empresa, há a possibilidade de criar uma projeção em cima dos valores alcançados ao longo do tempo para manter a regularidade do negócio e também ampliar o seu crescimento, e isso é feito pela colocação de estimativas de valor e percentuais baseados nos resultados anteriores para atingir essas novas metas e impulsionar o crescimento da empresa.

Projeção baseada no mercado

Já para as empresas que não têm esse histórico de atividade por um tempo, ou seja, são novas no mercado, utilizar a projeção de vendas com base no mercado é bem mais interessante, uma vez que esse modelo avalia aspectos como a demanda, as ações dos concorrentes, a postura do mercado e até do poder aquisitivo dos consumidores para traçar projeções de venda para a própria empresa dentro de um segmento específico do mercado.

Esse tipo de projeção também pode auxiliar na análise do cenário como um todo, para que você possa decidir se vale a pena ou não investir em um determinado setor com base nesses dados sobre ele em relação aos pontos mencionados no parágrafo anterior, o que é fundamental para que o negócio continue ganhando mercado e alcançando cada vez mais novos clientes sem perder os que já possuem.

Projeção baseada em ações

Esse modelo de projeção é um pouco mais complexo porque precisa levar em conta muito mais informações sobre as atividades da empresa, uma vez que essas projeções são pensadas e desenvolvidas a partir de um certo número de ações que serão tomadas.

Isso significa que uma projeção de vendas feita com base em ações vai considerar cada atitude tomada para o crescimento do negócio, e isso requer que sejam deixadas lacunas abertas para a criação de novas projeções em caso de alguma ação sofrer alteração ou precisar ser redirecionada ao longo desse processo.

Por essa razão, por mais que a projeção de vendas realizada a partir de ações dê um pouco mais de trabalho, ela pode acabar sendo muito interessante para o seu negócio, dependendo da área em que você atua.

Qual modelo escolher?

Conhecendo essas três opções de projeções de venda, você pode avaliar qual delas é mais interessante para o perfil do seu negócio e o segmento no qual você atua e escolher com sabedoria e com uma visão clara e ampla qual tipo de projeção é a mais indicada para a sua loja virtual.

Portanto, não deixe de pensar nessa parte do planejamento da sua empresa porque ela pode fazer toda a diferença para o crescimento do seu negócio. Essa previsão vai te ajudar até a entender melhor como o seu e-commerce se projeta no nicho de mercado no qual atua para direcionar melhor os seus esforços e recursos nas áreas que você precisa melhorar para alcançar mais usuários.

Se você ainda não traçou uma projeção de vendas para o seu e-commerce, você agora pode utilizar as informações desse post para definir uma estratégia nesse sentido e use a projeção de vendas para ter previsões mais concretas de como a sua loja virtual pode continuar crescendo.

A venda recorrente como aliada

A venda recorrente é um modelo de e-commerce no qual a loja vende um produto com certa periodicidade, e o cliente paga com recorrência (nomrlamente mensal). Por isso, ele pode se rum forte aliado ao fazer a projeção de vendas do seu negócio.

Ao saber exatamente quantos clientes vão comprar no próximo mês, quais produtos, e o valor dessa compra, todo o processo é facilitado.

Saiba mais sobre a venda recorrente

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