Mesmo após um ano com o cenário econômico desfavorável, o e-commerce brasileiro teve um crescimento considerável em relação ao ano de 2014, apresentando, segundo dados do E-bit, altas de 38%, 56% e 26% nas vendas da Black Friday, Cyber Monday e Natal respectivamente.
Com crescimento constante e um número cada vez maior de usuários conectados, o segmento de lojas virtuais atrai todos os dias novos empreendedores que se aventuram atrás do sucesso para seus negócios, mas nem sempre é isso que encontram.
5 razões do porque para seu E-commerce não dá lucro
Apesar de existirem diversos motivos pelos quais um e-commerce não dá lucro, a Betalabs separou cinco razões frequentes para estes casos. Confira!
1- (Má) Análise do perfil de seu público alvo e leque de produtos
O princípio de qualquer negócio é atender ao máximo as expectativas de seus clientes através da venda de produtos ou serviços relevantes para suas necessidades, o que demanda, portanto, um profundo conhecimento do perfil de seus consumidores, suas necessidades, hábitos de consumo, faixa salarial, entre outros aspectos.
Quão maior for o grau de conhecimento do lojista a respeito de seu público alvo, mais bem preparado ele estará para definir estratégias, adequar seus produtos e tomar decisões em prol do bom desenvolvimento da loja, o que nos leva ao segundo item da lista.
2- (Falta de) Planejamento
Assim como uma loja física, uma loja virtual demanda planejamento constante, com definição de metas e seu acompanhamento.
Um plano de negócios não deve ser um documento desenvolvido apenas na hora de criar um novo negócio ou apresentá-lo a possíveis investidores, pelo contrário: para garantir um bom desempenho e tomada de decisões mais assertivas, o plano de negócio deve ser constantemente revisto e ajustado conforme as necessidades do negócio.
3- Usabilidade
De nada adianta tomar os devidos cuidados no planejamento do seu negócio se sua loja não oferece o suporte necessário para que seus clientes concluam seus pedidos.
Conferir usabilidade à loja virtual, muito mais do que um mero capricho ou detalhe, é garantir que seu cliente possa buscar e comprar produtos com total conforto o que, além de agradá-lo, contribui para a taxa de conversão da loja.
4- Indexação da loja nos principais buscadores
Um dos principais canais pelo qual clientes encontram uma loja virtual é através da pesquisa em buscadores como o Google por produtos ou serviços que a loja oferece.
Estes buscadores possuem regras específicas para interpretação do conteúdo das páginas do e-commerce e deixam de filtra-los caso a loja não esteja de acordo com as regras, não mostrando a mesma nos resultados da pesquisa.
Trabalhar na otimização do conteúdo das páginas do e-commerce e aperfeiçoar o SEO aumenta as chances do consumidor encontrar seu negócio e, como consequência, comprar na loja.
5- Plataforma E-commerce
A escolha pela plataforma e-commerce mais adequada para seu modelo de negócio é essencial para garantir o sucesso de sua loja virtual porque é através dela que o cliente terá acesso aos produtos e serviços oferecidos e o lojista terá controle de aspectos administrativos da loja.
Apesar de muitos lojistas acharem que “é tudo a mesma coisa“, existem diversos desenvolvedores no mercado, cada qual com preços, recursos e níveis de qualidade diferentes para suas plataformas. Investir um pouco mais de tempo e estudar opções pode poupar dores de cabeça no futuro.
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