Passo a passo para criar um clube de assinaturas do zero!

como criar um clube de assinaturas

O que é um clube de assinaturas?

Os clubes de assinatura são um modelo de e-commerce relativamente novo e que cresce cada vez mais! Nesse modelo de e-commerce, os clientes pagam um valor recorrente para as empresas, e em troca, recebem produtos ou serviços com periodicidade, seja semanal, quinzenal, mensal, ou até trimestral.

Assim, o cliente realiza a compra de produtos no site apenas uma vez, aderindo à assinatura para continuar recebendo o pacote de produtos/serviços. A magia do pagamento recorrente é vender o produto uma vez e continuar recebendo por ele nos próximos meses. Empresas de todos os tamanhos e tipos têm se interessado em plataformas de pagamento recorrentes, pois é o caminho para construir um negócio sólido, previsível e lucrativo.

Um exemplo de serviço por assinatura que é muito comum e utilizado no cotidiano dos brasileiros é o serviço de streamings, como Netflix e Spotify, e os pacotes de dados das operadoras telefônicas.

Porém, se enganam aqueles que limitam os clubes de assinatura apenas a esses tipos de serviço. Atualmente, temos os mais variados tipos de serviços e produtos que podem ser vendidos por recorrência.

Conheça alguns cases de sucesso de clubes de assinaturas

Crescimento dos clubes de assinaturas no Brasil

Como foi dito, os clubes de assinatura estão crescendo muito, e é uma das apostas dos empreendedores para 2022!

A estimativa feita pela Betalabs é que o mercado tenha ganhado mais de 2 mil novos clubes de compras no ano de 2021, totalizando um crescimento de quase 2.000% desde 2014!

Além disso, no primeiro trimestre de 2021, o número de assinantes aumentou em 32% perante os números do primeiro trimestre de 2020. Após a pandemia da COVID-19, as pessoas estão consumindo cada vez mais produtos de e-commerce.

Saiba um pouco mais sobre o crescimento dos clubes de assinaturas:

Passo a passo para criar um clube de assinaturas

Mas afinal, quais os primeiros passos a se tomar para criar um clube de assinaturas?

É importante destacar aqui que o processo de criar um clube de assinaturas é igual a qualquer outro processo de empreendimento: não é fácil! Porém, existem algumas ações que você pode tomar para facilitar tudo:

Defina o seu produto / serviço

A primeira coisa que você precisa ter bem definida é qual produto ou serviço você venderá por assinatura. É um clube de beneficíos? Se sim, quais serão eles? É um clube de livros? O que você irá enviar na box, apenas o livro, ou um brinde extra?

É preciso que você tenha tudo isso listado para poder calcular qual o valor que você gastará em cada box.

Invista na construção da sua marca

A comunicação da sua marca é uma das partes mais essenciais, afinal, quando alguém assina um clube, ela está comprando não apenas o produto, mas também a experência.

Investindo na sua construção de marca e em um bom planejamento com um profissional de branding, você terá as diretrizes norteadoras para definir a sua identidade visual, o seu posicionamento nos meios digitais, os seus diferenciais perante os concorrentes, entre diversos outros aspectos!

Defina a sua embalagem

Uma vez que você já tem os aspectos da sua marca bem definidos, está na hora de definir como será a sua embalagem, a qual deve ser bem coerente com o tom da sua marca e com a sua identidade visual.

A aposta da maioria dos clubes é utilizar caixas bem decoradas que conversam com o posicionamento da marca, para agregar na experiência de compra dos clientes.

Veja aqui alguns exemplos de embalagens para se inspirar.

Calcule o valor ideal da sua assinatura

O preço da assinatura é uma estratégia de venda, então ele deve ser pensado com cuidado na hora de criar um clube de assinaturas, pois isso será decisivo para conquistas novos consumidores, fidelizar os clientes atuais e melhorar o relacionamento da sua marca com o seu público.

Sabemos que o valor da sua assinatura, dependerá dos produtos que estão sendo comercializados, mas para chegar ao preço ideal você pode se basear nas seguintes questões:

  • Custo com os produtos
  • Custos com transporte
  • Custos com marketing e divulgação
  • Custos administrativos
  • Valor agregado à compra
  • Quantidade de vendas mensais

Uma dica é criar diferentes planos de assinatura com diferentes valores para o seu cliente final ter opções que caibam dentro do orçamento. Você pode, por exemplo, oferecer um desconto para quem assinar o um plano semestral ou trimestral, garantindo, também, a fidelização dos clientes.

Invista em uma plataforma de gestão de assinaturas

O clube de assinatura é caracterizado pela venda recorrente, que pode ser semanal, quinzenal, mensal ou seguindo outro período qualquer. Então, nesse sistema, o cliente paga (dentro do período estabelecido) para receber produtos exclusivos em casa.

No entanto, o envio do boleto ou a cobrança direta via cartão de crédito é algo que precisa ser automático, facilitando a gestão do negócio.

Portanto, na hora de escolher uma plataforma de clube de assinatura, prefira a plataforma que ofereça um sistema de pagamento recorrente e automático.

Além disso, é essencial  escolher uma solução que te atenda de ponta a ponta desde o inicio! Confira abaixo o que uma plataforma de assinatura precisa ter para facilitar a gestão e alavancar suas vendas:

  • Website de venda personalizado
  • Retentiva de recuperação de inadimplentes
  • Análises em tempo real
  • Sistema de gestão
  • Segurança nas transações
  • Diversos meios de pagamento
  • Não cobrar percentual sobre as vendas

Invista na divulgação

Por fim, agora que o seu clube já está completo e pronto para entrar no ar, é preciso que você invista nos canais de comunicação, para que o seu produto seja bem divulgado e conquiste cada vez mais clientes.

Contrate um profissional ou uma empresa para cuidar das suas redes, e reserve um orçamento para cuidar de anúncios pagos nas mais diversas plataformas, como Facebook Ads e o Google Ads.

Saiba como divulgar a sua empresa sem investir muito dinheiro

baixar ebook como criar um clube de assinaturas do zero

Plataforma para clube de assinaturas

Aqui na Betalabs é muito simples! Você pode solicitar ao gerente comercial uma cortesia para registro de domínio, escolher um dos nossos diversos temas que são especialmente desenvolvidos para ajudar seu negócio a vender mais, cadastrar seus produtos e planos e colocar sua loja no ar para começar a vender! Tudo na maior velocidade e com a tecnologia da maior e melhor plataforma de assinaturas do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.