Nos dias de hoje não há mais um perfil claro do comportamento de compra dos consumidores quanto à preferência por lojas físicas ou virtuais. A realidade é que o consumidor contemporâneo é multicanal, ou seja, faz uso de diversos tipos de canais para realizar suas compras, sejam estes canais sites, aplicativos, pontos de venda ou call centers. Mais do que isso: muitas vezes o consumidor migra por diversos canais ao longo do processo, como, por exemplo, pesquisando um produto online e comprando na loja física ou pesquisando através de um aplicativo, comprando pelo site e retirando no ponto de venda.
Este uso de diversos canais na experiência de compra dos consumidores é chamado de Omnichannel e se revelou como uma preocupação constante de empresas nos mais variados setores da economia. Tal preocupação se justifica porque não basta apenas proporcionar uma experiência de compra através de múltiplos canais: é necessário que esta experiência seja conduzida com excelência, proporcionando comodidade ao consumidor e permitindo que este mude de canal no meio da operação sem que sua experiência de compra seja prejudicada. Oferecer uma experiência de compra prazerosa para seus consumidores é um aspecto essencial na hora de fidelizar consumidores antigos, conquistar novos clientes, alavancar vendas e aumentar o alcance de sua marca, produtos e serviços.
Dada esta nova tendência de compra, uma empresa que deseja aprimorar a experiência de seus consumidores em todos seus canais de venda deve investir em profissionais e plataformas adequadas e capacitadas para dar conta do recado. Com relação a lojas virtuais, uma das plataformas mais solicitadas do mercado é a Plataforma E-Commerce Betalabs, que não apenas permite o desenvolvimento de lojas com checkout responsivo – checkouts que se ajustam as dimensões da tela do dispositivo utilizado pelo cliente – login através de redes sociais e compra sem cadastro, como pode ser integrada ao nosso poderoso sistema de gestão: o ERP Cloud Betalabs.
Como conteúdo complementar a este texto, confira aqui quatro benefícios de integrar sua loja física e virtual.