Avaliar o desempenho é uma ferramenta importante de gestão de pessoas que corresponde a uma análise detalhada da performance do funcionário em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. É um procedimento que serve para medir o valor, a excelência e a contribuição para o negócio da organização.
Existem diversos objetivos para trabalhar com a avaliação de desempenho nas empresas: pode-se ajustar o perfil do profissional ao local de trabalho que ele mais se identifique, diagnosticar necessidades de treinamentos e qualificações, demonstrar evolução, gerar motivação e satisfação do trabalho, entre outros.
Acompanhe a seguir três proveitos que a avaliação de desempenho proporciona para sua empresa:
Avaliado
Compreende os requisitos e busca a melhorá-los, fornece a oportunidade de obter o autoconhecimento e auto-avaliação de seu desempenho, buscando o desenvolvimento pessoal e profissional.
Avaliador
Permite a visão de planejamento de longo prazo das necessidades encontradas no setor em termos de competências e habilidades humanas. Desenvolve a capacidade para tomar decisões relacionadas com aumento de salário por mérito, contratações e outros assuntos relacionados à gestão de pessoas. Com isso, é possível fornecer orientações mais seguras em relação ao desenvolvimento profissional.
Organização
Visão geral do perfil dos profissionais avaliados e dos aspectos que afetam diretamente a qualidade e competitividade da empresa. Possibilita agilidade nas ações de recrutamento interno, permitindo buscar as pessoas certas e preparadas para uma função nova e desenvolvendo carreiras e talentos.
O objetivo é estimular a produtividade e melhorar o relacionamento interpessoal, encontrando contribuições para o desempenho empresarial e para o alcance dos objetivos organizacionais.
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