O mercado de trabalho é um mar de oportunidades, no entanto é preciso preparar-se para quando a chance aparecer.
Para os novos navegantes que estão prestes a iniciar ou que estão no início dessa jornada, serão abordados aqui pontos cruciais para o start na sua carreira.
Criando o currículo
O currículo profissional é o seu cartão de visita para a empresa, é a partir dele que o recrutador irá tirar as primeiras conclusões a respeito do candidato.
Além de ser um item importantíssimo para a sua colocação no mercado de trabalho devido conter informações fundamentais a respeito do profissional.
A criação de um currículo deve ser feita da forma mais simples e sucinta possível, contendo: endereço, informações pessoais básicas, contatos e informações profissionais relevantes.
A adição de objetivos pessoais ou uma breve autodescrição cabem no currículo mas lembre-se: nada de exageros!
Procurando uma vaga
Ao procurar por uma vaga, são diversos os pontos a serem analisados, afinal a sua carreira profissional está em jogo.
Filtre suas opções de acordo com os seus conhecimentos e perfil, depois analise a remuneração e benefícios.
Outra questão importante a ser estudada ao procurar por uma vaga é avaliar pontos importantes numa empresa como: reputação, plano de carreira, perspectiva de crescimento, além de outros.
Nessa fase é importante ser paciente e aguardar, não tomar nenhuma decisão de forma imediata e analisar as opções.
Esteja pronto!
Conhecimento
O grande problema que as empresas enfrentam nos dias atuais ao contratarem novos colaboradores se encontra no despreparo técnico dos candidatos.
Ao candidatar-se a uma vaga é necessário estar ciente dos pré-requisitos necessários e ter no mínimo uma noção básica dos mesmos.
Então caso não se sinta pronto, estude, especialize-se, leia (muito!).
Confiança
Seja confiante, demonstre firmeza ao conversar com o entrevistador, além de entusiasmo pela oportunidade e possibilidade de adentrar na empresa.
Vestuário
Vista-se de forma neutra, lembre-se: é uma entrevista que poderá dar o pontapé inicial na sua carreira.
Ok, consegui a vaga e agora?
Foi-se o tempo em que o estagiário era o responsável por entregar cafezinho. O estagiário é visto como um profissional em formação.
O objetivo de todo estagiário é um dia ser efetivado, então deve-se estar atento às dicas a seguir.
Qualquer profissional tem prazos a cumprir, seja ele estagiário ou não, então ser atento ao cumprimento de prazos, horários e reuniões garantirão pontos positivos a seu favor.
Estar disponível, acreditar em seu potencial e no dos que estão ao seu redor, lhe tornarão um profissional responsável, positivo e persistente.
O crescimento individual do estagiário é muito importante, aprender a caminhar com as próprias pernas sem precisar do auxílio de outros profissionais mais experientes faz a diferença.
Não tente abraçar o mundo, às vezes por vontade de mostrar serviço ocorre a sobrecarga de tarefas e consequentemente o descumprimento dos prazos ou mal cumprimento da tarefa,
então o melhor caminho é planejar e fazer o máximo dentro do seu limite.
Invista em si mesmo, aproveite as horas vagas para estudar, faça cursos de especialização ou qualquer coisa que acrescente profissionalmente e intelectualmente.
Peça um retorno de avaliação pessoal para seu chefe para saber se está no caminho correto, lembre-se de deixar claro o desejo pela efetivação.
Lembrando sempre que a efetivação não é objetivo final de um estágio, e sim o ganho em experiência e aprendizado a fim de obter parâmetros para uma análise das perspectivas da carreira que escolheu.
Felipe Alcantara, Estagiário de Desenvolvimento Web.
photo credit: Curriculum Vitae via photopin (license)