É possível ter um site para vender serviços online? Entenda

Pessoa usando computador

Muitas empresas que vendem serviços em vez de produtos têm dificuldade em entrar no universo do e-commerce. No entanto, criar um site para vender serviços online é uma excelente maneira de fazer um negócio prosperar e reunir uma gama ainda maior de clientes. É esperado que, em 2023,  o mercado de e-commerce braileiro cresça em 23%, e isso não inclui apenas o varejo, mas também e-commerces de prestadores de serviço.

Por isso, se você já tem uma empresa que oferece serviços ou quer abrir uma, continue a leitura! A Betalabs preparou um guia com todas as vantagens de vender serviços on-line. Além disso, mostramos como você pode colocar a sua página no ar de maneira simples. Confira!

Como funciona um e-commerce de serviços?

Por não serem tão populares, e-commerces de serviços são menos conhecidos até mesmo por lojistas. No entanto, eles funcionam de maneira bastante semelhante aos demais sites de venda.

No site de venda de serviços on-line, a marca consegue criar o catálogo baseado em todos os serviços que oferece. Podem ser filmes, livros, manutenções, consultas ou qualquer outro tipo de trabalho. Em seguida, é necessário precificar cada um deles.

Algumas empresas oferecem planos, então, o preço a ser pago pelo cliente depende do plano escolhido — como um clube de assinatura. Outras cobram por serviço, o que é bem mais parecido com a venda de produtos. Já a terceira opção é cobrar por hora, o que é mais comum em serviços que exigem agendamentos.

Por isso, é importante que você tenha o seu método de venda bem desenhado para, então, saber a maneira como o seu site para vender serviços on-line vai funcionar. Além disso, entender o seu modelo de negócio (B2B ou B2C) é outro ponto muito importante.

Vantagens de um e-commerce de serviços

Existem diversas vantagens em vender serviços pela internet, ainda mais com a popularização cada vez maior das vendas on-line. A Betalabs separou algumas delas a seguir!

Maior alcance

Sem dúvidas, a internet é um dos meios de comunicação mais poderosos já inventados pelo ser humano. Quase 150 milhões de brasileiros estão conectados, o que é uma grande oportunidade para quem busca expandir um negócio.

Estar ao alcance de milhões de pessoas traz a possibilidade de aumentar a gama de clientes, trazendo mais vendas e mais fidelização caso os clientes gostem do seu serviço. Isso facilita também o relacionamento com o público, que pode entender mais detalhes sobre a empresa e o que ela oferece.

Pessoa usando celular e computador

Feedbac

Ao ter um site para vender serviços on-line, é fundamental que você reserve um espaço para receber feedback de clientes. Assim, você poderá entender quais são os pontos a melhorar no que oferece, e futuros clientes terão como medir a confiabilidade do que estão comprando.

Pouco gasto logístico

Se você já tem uma loja física, já sabe disso, mas o gasto logístico com uma empresa de serviços é muito menor do que o com uma empresa que vende produtos. Não há necessidade de ter um estoque ou fazer uso de armazenadoras, por exemplo.

Como criar um site para vender serviços online

Se você quer criar o site da sua marca, o primeiro passo é escolher uma plataforma de venda de serviços on-line de qualidade. É por meio dela que você poderá acompanhar as vendas do seu catálogo, organizar horários, fazer o upload de conteúdo e ter todo o controle sobre sua loja.

Sem uma boa plataforma de e-commerce ou de clube de assinatura que se adapte às necessidades da sua loja, você pode encontrar diversas dificuldades em sua atuação on-line. Além disso, um site pouco responsivo e de pouca qualidade atrapalha a navegação dos clientes, algo crítico na internet.

Algumas plataformas têm temas de site já prontos para que você possa personalizar da maneira mais adequada para seu negócio. Assim, mesmo sem uma equipe profissional de web-design à disposição, você pode colocar seu site no ar com um visual agradável.

Quais serviços podem ser oferecidos online?

Diversas empresas de serviços já estão há muito tempo no mercado virtual. Muitas delas você provavelmente utiliza no dia a dia e nunca notou que são um tipo diferente de e-commerce:

  • Netflix: a empresa vende o serviço de streaming para os clientes. Os preços são baseados em planos com mais ou menos benefícios;
  • Udemy: é uma plataforma com diversos cursos disponíveis para alunos aprenderem à distância;
  • My Safe Sport: por meio da pulseira de identificação, a empresa oferece acesso ao Programa de Assistência ao Atleta 24h;
  • Dr. Central: por meio de parcerias, a marca busca oferecer atendimento médico mais acessível;
  • Portela: a escola de samba oferece os benefícios para sócios por meio de sua plataforma on-line.

Além dessas, existem muitas outras oportunidades de venda de serviços on-line. Basta encontrar a melhor maneira de inserir sua marca ou ideia no ambiente virtual e utilizar as ferramentas corretas para que a estratégia funcione!

Crie sua loja virtual de serviços com a Betalabs!

Agora que você entendeu como um site para vender serviços online pode ser benéfico para empresas desse segmento, é hora de criar o seu! Aqui, na Betalabs, você conta com a expertise de anos sendo uma das plataformas de e-commerce e assinaturas favoritas dos lojistas. Entre em contato e conheça nossos benefícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.