Qualificar a mão-de-obra é uma das principais causas de sucesso de uma empresa. Contudo, algumas organizações contratam o funcionário pensando no salário mais baixo que irão pagar.
Essa política concede economia no começo, mas acarreta, posteriormente, no aumento de custos por causa de baixa produtividade, pouca qualidade e tempo insuficiente de permanência do colaborador.
Vantagens de Qualificar a mão-de-obra
Alguns empreendedores crêem que o treinamento dos empregados é um desperdício, pois quando um profissional se desliga da empresa o valor investido será perdido.
Na realidade, o resultado de um servidor qualificado compensa o valor investido em sua capacitação mesmo com pouco tempo de produção.
Envolver as pessoas nas definições das metas do negócio e fazer com que participem da análise e da avaliação das perspectivas futuras, se comprometendo com os resultados, pode ser um importante artifício para a evolução da empresa.
Os colaboradores estão sempre em busca de crescimento e os objetivos, quando bem definidos, podem encorajá-los a acelerar este amadurecimento.
Desta forma, uma administração profissional permite a formação de equipes que mantenham desempenhos superiores, proporcionando resultados não só para o indivíduo como também para a organização como um todo.
O envolvimento, o comprometimento e a capacitação da mão de obra, aliados a um planejamento estratégico de longo prazo e a participação nos resultados são fatores essenciais para que o negócio atinja padrões de excelência em desempenho e alta lucratividade.
Todas as organizações podem estabelecer um processo de Qualificar a mão-de-obra e o acompanhamento do seu desempenho, pois, com o constante aumento da competitividade entre as empresas, fica cada vez mais importante a formação de equipes de forte rendimento, dispostas a resolver problemas e contribuir para os resultados do negócio.
photo credit: 2015.01.05NCStateSTEM_-765_Lo via photopin (license)