As vendas online com base em um plano de assinatura correspondem a um modelo de negócio que permite escalar o faturamento mensal. Por isso, muitos donos de loja online estão migrando a operação para um clube de assinaturas.
Com as vendas recorrentes de produtos é possível prever o fluxo de caixa e preparar o negócio para as oportunidades do varejo. Mas é válido também salientar a importância de investir em ações de marketing, a fim de melhorar as conversões do clube de assinaturas.
Afinal, converter um lead qualificado em uma venda real é tudo o que os e-commerces precisam para obter lucratividade. Então, vamos conhecer algumas táticas que permitem melhorar a conversão da sua loja online com plano de assinatura!
Como calcular as taxas de conversão do clube de assinaturas
A taxa de conversão é uma porcentagem encontrada dividindo o número de vendas pelo número de visitantes da sua loja. Para encontrar sua taxa de conversão, faça o seguinte cálculo:
Divida as assinaturas compradas pelo número de visitantes da sua loja. Por exemplo, se, ao longo de 30 dias, você tiver 100 visitantes em sua loja e 2 compras, sua taxa de conversão – para esse período de 30 dias – é de 2%.
Calcule suas taxas de conversão usando as ferramentas do Google Analytics. A taxa de conversão varia devido a muitos fatores, como:
- Época do ano;
- Preço da assinatura;
- Canais de aquisição (como um comprador em potencial encontra sua loja);
- Tendências de varejo.
Agora que você já sabe como calcular, avalie os resultados e, se necessário, aplique algumas técnicas para melhorar as conversões.
4 estratégias para aumentar as conversões do seu clube de assinaturas
Crie uma página de destino de assinatura
Muitos e-commerces com plano de assinatura deixam de criar uma página de destino específica nas campanhas de links pagos do Google.
E isso, de fato, é um grande erro que compromete os resultados da campanha. Ao criar e direcionar o consumidor para uma página específica, você aumenta as chances de compra de um produto.
Entenda, portanto, que é importante realizar duas ações: incluir mensagens de valor agregado nesta página e remover bloqueios que atrapalhem a jornada de compra do cliente.
Quanto mais páginas o consumidor tiver que clicar e navegar até chegar ao carrinho de compras, mais difícil se torna a conversão.
Destaque a opção do clube de assinaturas em seu site
Em vez de ocupar um espaço valioso na página inicial com mensagens de assinatura, tente incluir essa opção na navegação como um caminho separado de um fluxo de compra único.
Isso pode ser feito, por exemplo, com apoio de um formulário de contato. Além de fornecer recomendações personalizadas para os clientes com base em suas respostas, você também pode destacar a conveniência e o valor da assinatura.
Use o retargeting
Essa estratégia de publicidade online consiste em exibir anúncios segmentados aos usuários que já interagiram com o seu clube de assinatura.
Funciona desse modo: um pixel de redirecionamento é colocado em cada página do seu site ou em uma página de destino pós-clique. Assim, cada vez que um novo visitante visita sua página de destino pós-clique, o pixel define um “cookie” no navegador do usuário.
Então, quando os visitantes abandonam a página, esse “cookie” notifica sua plataforma de retargeting (Google, entre outros), veiculando um anúncio específico para esse cliente.
Programa de fidelidade também vale para clubes de assinaturas
A implementação de um programa de fidelidade ajuda a formalizar o relacionamento com seu potencial consumidor, oferecendo incentivos aos assinantes com base nas ações que eles realizam.
Sua empresa pode conceder aos assinantes mais pontos por compra ou oferecer um brinde especial ou desconto após algumas renovações.
A Betalabs, plataforma de e-commerces e lojas online com plano de assinatura, espera que essas dicas ajudem a alavancar suas vendas! Entre em contato com nossos consultores de venda e conheça mais como podemos ajudar seu negócio a crescer!