Segundo o Mercado Pago, 31% dos consumidores desistem de uma compra pela obrigação de criar uma compra, e 23% por causa de um checkout complicado no e-commerce.
Se você, lojista, está no digital ou está pensando em vender online, tem que pensar que todas as etapas do processo de compra contam muito para fidelizar um cliente. E a página de checkout de um e-commerce é uma das partes mais importantes de todo o processo de compra em uma plataforma de e-commerce!
Afinal, já pensou se todas as etapas anteriores que foram bem planejadas forem por água abaixo por conta do último passo?
Se você não conhecer os erros que levam muitas vendas serem abandonadas, é isso que vai acontecer, muitas vendas podem ser abandonadas ali mesmo
Confira as dicas que a Betalabs separou para você não deixar de vender por falta de atenção em uma das etapas mais importantes, ou a mais importante da venda.
Cinco Erros mais comuns no Checkout
Antes de mais nada, você deve fazer uma escolha certeira na plataforma e-commerce para seu negócio.
Ela será o seu alicerce para ter o melhor planejamento possível para sua empresa e alavancar suas vendas no digital.
Bom, vamos para os erros que, infelizmente, muitos donos de lojas online ainda praticam.
1. Opções de pagamento reduzido
Apesar do aumento das transações digitais, muitas pessoas ainda não têm cartão de crédito, usam o app do banco ou sequer sabem fazer um PIX.
Pense nisso na hora de incluir as opções de pagamento, assim, não deixará seu cliente frustrado ao chegar no final da compra e ver que não é possível realizar o pagamento.
2. Diversas etapas
Ao fazer uma compra online, seu cliente espera que as etapas sejam breves e sem rodeios.
Assim como a correria do dia a dia, as pessoas querem agilidade no digital, na verdade, a maioria delas está ali por isso mesmo.
Por isso, não a encaminhe para outra página para fazer mais uma etapa, ou pode fazer com que ela desista da compra e procure outra loja.
Além de causar uma certa incerteza da credibilidade do site.
3. Falta de segurança
Ter sua loja em uma plataforma ecommerce que traga segurança para o usuário faz toda a diferença.
ientes prezam pelos selos de segurança, uma página inicial coerente com a marca e com um layout que traga uma boa experiência.
4. Inúmeros formulários
O cadastro se torna a parte chata da compra, já que isso toma um tempo do cliente.
Ou seja, essa etapa tem que ser a menos cansativa possível. Dê a opção de preenchimentos automáticos aos seus clientes, garanto que eles ficarão felizes em economizar tempo.
5. Loja responsiva
A maioria das pessoas compra pelo seu smartphone, com isso, seu negócio precisa ser responsivo para que a compra possa ser feita em qualquer momento e lugar.
Otimize sua página
Conhecendo os erros, você passa a ter autonomia para resolver problemas que possam aparecer no seu negócio e não deixar esses erros persistirem no checkout do seu e-commerce.
Fique atento ao atendimento ao cliente, conheça quem está por trás da tela do celular ou do computador.
Não se esqueça nunca para quem você realmente vende, humanize o máximo possível o atendimento pré e pós venda.
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