Começar um novo empreendimento não é uma tarefa das mais simples, sobretudo para quem não possui experiência nessa área. Para quem pretende se aventurar no mundo virtual, esse desafio pode parecer ainda mais assustador, mas no post de hoje nós vamos te ajudar a solucionar algumas dessas dúvidas para que você saiba exatamente o que fazer quando for colocar a mão na massa e abrir o seu e-commerce.
Separamos algumas perguntas que todo empreendedor deve saber responder antes de abrir uma loja virtual. Confira:
Você conhece o seu público-alvo e os seus concorrentes?
Muitos empreendedores cometem o erro de achar que para ter um negócio virtual basta escolher a plataforma de e-commerce, montar a loja e esperar a mágica acontecer. Contudo, não adianta nada investir na melhor plataforma do mercado se você não conhecer profundamente o seu nicho de atuação, ou seja, o seu público-alvo e os seus concorrentes.
Antes de investir no seu e-commerce, é fundamental que você estude o mercado no qual você pretende atuar, trace um plano de negócios bem detalhado, analise as empresas concorrentes e entenda qual é o perfil do seu consumidor para que você consiga resolver a dor dele com o seu produto e possa entregar uma experiência de compra diferenciada para o consumidor.
Qual é a melhor forma de pagamento para o seu negócio?
A resposta para essa pergunta está diretamente relacionada com o que você conhece sobre o seu segmento de atuação, pois é preciso levar em conta o perfil dos seus clientes para saber qual método de pagamento ele costuma utilizar mais em compras online. Pensando dessa forma, você consegue minimizar a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce por não oferecer a opção de pagamento que os seus clientes procuram.
Como será feito o frete dos meus produtos?
O frete é outra parte extremamente importante do seu e-commerce e a logística precisa ser muito bem articulada para que você não atrase a entrega dos produtos e nem precise cobrar muito caro por isso, e é preciso pensar nessa questão antes mesmo de escolher a sua plataforma de e-commerce.
A entrega de produtos pode ser feita de três maneiras diferentes: pelos Correios, por meio de uma transportadora ou por meio de uma frota própria, e cada uma dessas formas tem custos e logística diferentes, ou seja, dependendo da sua escolha você vai precisar de investimentos diferentes.
Como será feito o faturamento dos produtos?
Você vai precisar emitir nota fiscal para os seus clientes, então é preciso pensar na melhor maneira de realizar o faturamento dos seus produtos. Algumas plataformas de e-commerce disponibilizam ferramentas que fazer o faturamento dos produtos, mas você também pode optar por utilizar uma plataforma que possui um sistema de ERP integrado para otimizar esse processo e deixar todas as etapas da compra interligadas para um controle maior do seu negócio.
Aliás, escolher uma plataforma de e-commerce que possui esse sistema, como é o caso da plataforma Betalabs, vai te ajudar a melhorar não só a parte de faturamento, mas também todos os outros aspectos do seu e-commerce. Por isso, é essencial pensar em todos esses pontos antes de escolher a sua plataforma para que você opte por uma que vai te oferecer recursos e ferramentas para crescer cada vez mais!