Hoje em dia, principalmente em termos de e-commerce, muito se fala a respeito de “Search Engine Optimization”, SEO, uma ferramenta de marketing digital para otimizar o posicionamento das páginas da loja virtual nos resultados de buscas orgânicas de ferramentas como o Google.
A importância do SEO para o desempenho de uma loja virtual se dá porque, através da melhora de seu posicionamento, o lojista maximiza o alcance e visibilidade de sua loja e as chances de conversão do negócio ao atingir clientes em potencial que recorreram ao buscador para procurar por um produto ou serviço específico. Refiro-me a “chance de conversão” porque ter uma boa posição nos resultados do Google não é garantia de sucesso de vendas: o bom posicionamento nas buscas orgânicas garante apenas que a loja terá maior visibilidade e receberá mais visitas, mas a taxa de conversão do negócio continua a depender de outras variáveis, como a qualidade dos produtos oferecidos, estratégias de precificação, promoções, condições de pagamento e frete, reputação da loja, política de devolução e garantia, estabilidade da plataforma, entre outros.
Dada a importância do SEO e a constante procura e investimento de lojistas para melhorar o desempenho de suas lojas neste campo, a Betalabs separou quatro dicas úteis para melhorar a indexação de lojas virtuais no Google.
URLs amigáveis
O primeiro item interpretado pelo algoritmo de busca do Google é a URL da página. Manter URLs amigáveis, curtas e com keywords relevantes e com relação direta com o conteúdo abordado na página em si é uma boa maneira de melhorar a indexação de sua loja no buscador.
Atenção ao conteúdo
Grandes buscadores como o Google possuem algoritmos e regras específicas para varrer, interpretar e filtrar o conteúdo das páginas da loja virtual. Desenvolver páginas com conteúdo duplicado pode causar uma má interpretação por parte do buscador, que não apresentará a página em seus resultados de busca.
Layout responsivo
Apesar de ser mais abordado quando pensamos na experiência de uso do cliente, o desenvolvimento de layouts responsivos pode auxiliar no posicionamento de sua loja virtual, isto porque é mais vantajoso para o lojista investir no desenvolvimento de um layout que se adeque a múltiplos dispositivos do que em múltiplas páginas com conteúdo duplicado destinadas a diferentes aparelhos: a utilização ou não de um layout responsivo no e-commerce tem relação direta com a interpretação do conteúdo das páginas da loja pelo Google.
Monitore o tráfego
De nada adianta desenvolver e implementar estratégias para o aperfeiçoamento do SEO da loja virtual se o lojista não mantiver um acompanhamento constante de suas decisões. O Goolge Analytics é, novamente, uma boa opção para monitorar o tráfego de usuários que acessam a página, permitindo que o lojista tenha uma interpretação mais clara da situação do e-commerce e tome decisões mais assertivas no futuro.