Sem sombra de dúvida o surgimento das redes sociais representa um marco na história da comunicação e interação humana, comparável até mesmo ao surgimento do telégrafo ou do telefone. Com as redes sociais, indivíduos do mundo todo podem compartilhar fotos, vídeos, mensagens, notícias e ideias em tempo real, encontrando outros usuários com gostos parecidos e até estabelecendo relacionamentos duradouros como contatos profissionais, amizades e namoros.
Dada a versatilidade de funcionalidades e a popularidade das redes sociais, aliado ainda ao número crescente de usuários conectados à internet, muitas empresas passaram a investir tempo e dinheiro na criação e manutenção de contas, perfis e páginas neste tipo de mídia com o objetivo de melhorar a imagem de seu negócio e conquistar novos clientes. Pensando nisso, nós da Betalabs separamos três dicas simples para que sua empresa usufrua ao máximo dos benefícios oferecidos por este meio de comunicação.
Estabeleça relacionamentos mais estreitos
O aspecto central de qualquer rede social é desenvolver e aprimorar o relacionamento entre seus usuários: criar um perfil ou página para sua empresa ou produto em uma rede social permite que a empresa desenvolva um canal de comunicação mais direta com seus consumidores e estreite seu relacionamento com os mesmos através do uso criativo e bem humorado dos recursos da ferramenta. Prova disso são os costumeiros “virais” – vídeos ou imagens compartilhadas por um grande número de pessoas – de perguntas e respostas entre os perfis de usuários e empresas em redes sociais.
Divulgação de produtos e promoções
O grande alcance de anúncios veiculados em redes sociais não é novidade para ninguém, mas existem outros meios de divulgar seus produtos ou serviços neste tipo de mídia, alguns dos quais causam ainda mais repercussão e a custos menores para a empresa. As estratégias são inúmeras, desde sorteios para seguidores ou inscritos até o desenvolvimento de campanhas interativas que mesclem o meio físico e virtual; o importante aqui é abusar da criatividade na hora de conciliar os objetivos da campanha com o perfil de seu público alvo e os recursos oferecidos pela rede social em questão.
Maior comodidade em sua loja virtual
Independentemente de setor ou estágio de desenvolvimento, proporcionar uma experiência prazerosa de compra para o usuário é uma aspecto essencial na hora de concluir uma venda. Se seu negócio trabalha com lojas virtuais, uma maneira de aperfeiçoar essa experiência de compra é investir em um sistema de checkout que permita que seu cliente se identifique e se cadastre na loja a partir das informações em seu perfil de redes sociais como, por exemplo, o Facebook. Esta simples ação, apesar de parecer apenas um detalhe, é bem vista pela maior parte dos consumidores, os quais podem usufruir de uma plataforma e-commerce menos burocrática e concluir suas compras com maior conforto e agilidade.