Seja para conquistar uma renda extra, começar a construir seu próprio negócio ou para fugir do trânsito e dos aluguéis, construir um e-commerce em casa é uma opção valiosa e muito mais acessível comparado à loja física, com a plataforma e-commerce certa e um pouco de organização, é possível administrar sua loja online com apenas uma pessoa, sem a necessidade de contratações imediatas.
Porém, construir um e-commerce possui prós e contras, inicialmente, o custo para começar é mais baixo e você poderá adequar sua rotina ao seu empreendimento, aproveitando mais os momentos com a família e amigos, mas, não se engane, para a loja dar certo será necessário dedicar-se, a procrastinação pode ser um grande inimigo do seu sucesso e para que isso não aconteça, é indicado separar um canto calmo onde você possa se concentrar para ser o seu escritório.
Se o intuito for montar uma loja com produtos físicos, é necessário se atentar ao estoque, uma parte ou um cômodo da sua casa acabarão sendo ocupados com os produtos, além disso, ainda será necessário cuidar da regularização do seu negócio, mesmo lojas pequenas possuem requisitos e regulamentos que devem ser atendidos.
Para começar, escolha um segmento que te interesse, pois, quanto mais você souber sobre o produto, mais fácil será trabalhar com ele. Ao começar, você provavelmente já terá uma boa noção a respeito do mercado por ser um consumidor regular, saberá sobre as tendências e as preferências do público. Além disso, a afinidade com o segmento pode te gerar bons insights sobre como se diferenciar dos demais concorrentes logo nos primeiros instantes.
Ganhe tempo autonomia automatizando tarefas
Existem algumas plataformas para e-commerce com automação de rotinas que podem te ajudar com pequenas tarefas para que você economize tempo. Elas possibilitam uma visão geral dos processos internos da empresa através da criação de regras e gatilhos para automatizar fluxos com disparos automáticos, notificações e avisos.
Ativação nas redes sociais
Outro ponto importante a se considerar são as ações de marketing que você realizará para divulgar sua marca, afinal, é necessário investir na propagação dos produtos, que redes sociais fazem sentido para impactar seu público alvo? Será vantajoso criar um blog para postar o conteúdo ou a comunicação será feita através das mídias que já possuem um tráfego alto? Nessa questão não há certo ou errado, tudo depende da sua estratégia e de como as pessoas vão receber suas ativações. Não é necessário fazer algo grandioso caso não tenha experiência, mas tome um tempo pensando em como seu produto resolve as dores do seu público e como você pode transmitir isso à eles.
Entregas e atrasos
Ninguém gosta de atrasos na entrega, correto? Isso pode te render reclamações e cancelamentos, portanto, busque uma transportadora que combine com seu estilo de trabalho. Geralmente, a primeira opção que vem à cabeça são os Correios, mas será necessário levar as encomendas na agência, se não há tempo pra isso também é possível contar com transportadoras particulares que retiram no endereço combinado e em horários flexíveis.
Busque conhecimento
Atualize-se! O mercado inova a todo instante e é preciso estar atento às mudanças, para isso, acesse blogs de e-commerce, negócios e empreendimento semanalmente, assim será natural estar antenado com os acontecimentos para aplicar dicas boas dicas em sua loja.
E por fim, é importante ressaltar que assim como procrastinar pode atrapalhar seu negócio, trabalhar demais pode atrapalhar a qualidade do que está sendo feito, separe seu tempo para descanso e lazer e respeite-os, assim será possível administrar as diferentes demandas respeitando a qualidade.