Um dos maiores obstáculos enfrentados pelas lojas virtuais é o abandono do carrinho de compras. De acordo com o Baymard Institute, a porcentagem média de abandono de carrinhos passa dos 69% ao finalizar compras.
De fato, existem diversos fatores que podem levar o consumidor a desistir de uma compra, mas alguns deles podem ser evitados. A Betalabs separou abaixo os principais problemas e saiba como prevenir seu negócio dos abandonos de carrinho! Confira:
Muita burocracia!
Simplifique ao máximo os formulários no momento do check-out. Ao requisitar o preenchimento dos dados dos clientes, tente facilitar essa etapa solicitando apenas informações necessárias.
Pois, 22% dos consumidores desistem de uma compra por ser necessário criar uma conta. Portanto, oferecer uma opção de compra sem cadastro também é um ponto a ser considerado.
Não armazenar dados do cliente
Sempre que possível, salve os dados de compras anteriores. Isso deixará a finalização de compras futuras mais ágil, além de auxiliar na fidelização dos clientes.
Assim, com esses dados armazenados, você pode até estudar a possibilidade de oferecer a “compra com 1 clique”, que facilita o processo de compra e melhora a experiência do consumidor. Como nem todas as lojas oferecem esse recurso, este pode ser um diferencial do seu e-commerce frente à concorrência.
Navegação no carrinho de compras
Se você pretende diminuir a taxa de desistência dos carrinhos em sua loja, eliminar a navegação (menu no cabeçalho, rodapé, etc) na página de carrinho pode ser uma opção válida.
Essa prática diminui a distração do consumidor para que ele não desvie do seu objetivo, que é a finalização da compra.
Informações confusas
15% do abandono tem a ver com dúvidas de segurança de pagamento. Portanto, essas informações mais importantes devem ser sempre claras em seu site.
Atente-se também às informações de entrega e frete, que devem estar sempre à vista do usuário.
Problemas técnicos
A maioria das reclamações dos consumidores acontece por questões técnicas que influenciam no desempenho do site. Alguns problemas que podem atrapalhar ou impedir a finalização das compras no e-commerce são:
Site fora do ar
Se por algum motivo o seu site ficar offline, procure avisar o consumidor por e-mail, ou na home do site, no caso de uma manutenção.
Falhas na segurança
Procure ter certificados de segurança em seu site de forma que fiquem visíveis para o consumidor, principalmente no carrinho de compras. Isso dará garantias de que o seu site é protegido e seguro.
Erro ao finalizar o pedido
Esse problema pode ser gerado pela má configuração do gateway de pagamento da loja, problemas técnicos na sua plataforma, ou outros fatores, como um carregamento lento.
Então, faça manutenções regulares em sua plataforma e em seu servidor. A experiência do usuário no site será um fator de decisão no momento de finalizar as compras!
Conte com a Betalabs para o sucesso de seu negócio!
Centralize toda sua operação em uma única Plataforma. Unificamos E-commerce, Clube de Assinaturas e gestão com ERP Online. Tenha o controle total do seu negócio. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte completa de funcionalidades.