Ao contrário do que muitos lojistas pensam, o pós-venda não se resume apenas à solução de problemas. Essa é uma etapa crucial para qualquer e-commerce, pois através do relacionamento com o cliente após a compra, a loja consegue cativá-lo, viabilizando uma nova venda futuramente.
Quando uma empresa não se preocupa com esse ponto, é capaz de trazer frustrações para o cliente, afastando-o de uma possível recompra e prejudicando a reputação da loja.
Assim, para evitar essa situação e garantir a eficiência do seu atendimento pós-venda, separamos algumas dicas. Acompanhe a seguir!
Confira nossas dicas para melhorar o pós-venda
Agradeça a compra
E-mails de confirmação de compra costumam ter uma boa taxa de abertura, aproveite-os para agradecer a escolha do cliente em comprar em sua loja e aproximar-se dele.
Faça follow-up
É importante que sua loja faça o follow-up, que nada mais é do que o acompanhamento da venda. Através de e-mails transacionais, pergunte se o seu cliente recebeu o produto ou se chegou no prazo esperado, por exemplo.
Coloque-se à disposição para caso ele precise de alguma ajuda com o produto. É válido também fazer uma pequena pesquisa de opinião e pedir uma avaliação de como foi a experiência de compra, por meio de um link.
Treine sua equipe
Certifique-se de que sua equipe é bem capacitada para oferecer qualidade no atendimento, afim de resolver quaisquer problemas que o cliente possa ter sem causá-lo dor de cabeça.
Dê atenção ao cliente
Ficar à espera de uma mercadoria sempre gera certa ansiedade no consumidor. Essa expectativa pode ser amenizada caso sua loja ofereça um serviço de acompanhamento do pedido, como por exemplo, notificar o cliente do trajeto da mercadoria até que chegue em sua casa.
Além de reduzir a procura pelo SAC, esse tipo de serviço tende a melhorar a reputação da sua empresa, pois demonstra comprometimento e valorização do cliente.
Ofereça vantagens Pós-venda
A oferta de promoções e vantagens exclusivas para o cliente que recém comprou em sua loja incentiva-o a voltar a comprar com você no futuro. Essa oferta pode ser de brindes, cupons de desconto, promoções, prestação de algum serviço, entre outras vantagens.
Simplifique o contato Pós-venda
Não dificulte o contato com o seu cliente. Ofereça mais de uma opção para que ele possa entrar em contato com a sua loja. Chat online, redes sociais, e-mail, telefone e até WhatsApp… O importante é certificar-se de que ele será bem atendido em qualquer um deles.
Todos esses pontos são capazes de fazer a diferença no relacionamento com seus consumidores. Dessa forma, você não cai no esquecimento e propicia a fidelização desses clientes.
Conheça a Betalabs
Sabia que você pode utilizar para controlar melhor os procedimentos da sua empresa? Então Clique aqui para conhecer e saiba mais vantagens de ter uma plataforma para e-commerce completa