Você já conhece as vantagens dos clubes de assinaturas? Este modelo de negócio online com venda recorrente vem conquistando mais espaço no varejo digital. Afinal, o e-commerce com assinaturas reúne os benefícios oferecidos pelo comércio eletrônico aos benefícios oferecidos pelas assinaturas.
Portanto, estamos falando da combinação de praticidade, comodidade, entregas rápidas e curadoria de produtos exclusivos. Por tudo isso, estudos mostram que os clubes de assinaturas podem chegar a 75% dos e-commerces em 2023.
Aqui no blog da Betalabs, vamos conhecer os fatores que alavancam essa projeção. Além disso, saiba quais vantagens os e-commerces com modelo de assinatura podem proporcionar para empreendedores e consumidores!
Números das vendas por assinatura pelo mundo
Atualmente, as assinaturas de serviços e produtos alcançam o patamar de 18% do total do valor por cartão de crédito – considerando consumidores no mundo todo. Para 2023, a tendência é que 75% das empresas ofereçam assinaturas, inclusive, para enfrentarem a concorrência.
Nos Estados Unidos, por exemplo, 80% dos millennials e 90% da população incluída na geração Z assinam algum tipo de serviço/produto. Entre os tipos principais de assinaturas estão:
Assinatura de mídia e streaming
As plataformas de filmes, músicas e entretenimento oferecem conteúdo exclusivo, disponibilizado em aplicativos. A Netflix, Spotify e Deezer estão no topo dos streamings mais consumidos pelos jovens e pessoas mais maduras.
Assinatura de redes sociais
Algumas redes sociais, como LinkedIn, Tinder e Discord disponibilizam recursos exclusivos no combo premium, cujo acesso é pago. É um tipo de assinatura que certamente tende a crescer nos próximos anos.
Caixas de produtos
Um modelo mais “tradicional” de clubes de assinaturas, com base na comercialização de caixas de produtos para cada segmento. Nesse caso, a curadoria dos produtos conta muito, uma vez que deve-se evitar o envio de produtos repetidos ou que não atendam a necessidade do consumidor.
O ideal, portanto, é sempre surpreender o cliente com produtos inovadores, e são tendência no mercado de nicho.
Como criar um clube de assinaturas?
Com toda a certeza é interesse que os e-commerces comecem a fazer parte dessa tendência mundial. Os números são motivadores e mostram que o ambiente digital realmente é especial para o varejo.
Por isso, veja algumas dicas da Betalabs para criar seu clube de assinaturas:
Escolha um segmento
Um nicho é a seleção de um mercado específico para produtos e serviços. Pense em fitness, beleza, pet, bebidas ou gastronomia. Então, Ao definir seu nicho, tente ser o mais específico possível.
Por exemplo, você pode dividir os nichos mencionados acima em sub-nichos como CrossFit, beleza 50+ e gastronomia vegana. Quanto mais especializada for sua caixa, mais fácil será selecionar produtos para um público específico, permitindo maximizar a retenção e criar uma ótima experiência para o cliente.
Quem são seus concorrentes?
Avalie seus concorrentes antes de entrar em um mercado ainda desconhecido. É sempre bom coletar informações sobre o que seus concorrentes estão fazendo para atrair o público, o que estão vendendo, como estão precificando e quais os diferenciais deles.
Esse ponto é importante porque mostra possíveis oportunidades ou ameaças sua empresa vai enfrentar perante seu mercado de atuação.
Estude o seu potencial cliente
Sempre pense na persona que deseja impactar com seus produtos ou serviços. Ter os produtos ou serviços certos, mas vendê-los para o público errado, pode fatalmente acabar com a reputação da sua marca.
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