Engana-se quem pensa que o mercado de vinhos não faz sucesso no Brasil. Pelo contrário, na última década, segundo o levantamento realizado pela Wine Intelligence, o consumo do vinho no Brasil chegou a dobrar em relação a 2010. Por conta disso, o clube de vinhos é um modelo de negócio em evidência.
Além disso, o Brasil é o terceiro maior mercado virtual de vinhos no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Há mais de 10 milhões de consumidores que adquirem as bebidas pela internet.
Outra projeção global levantada pelo IWSR, instituto internacional que realiza análises sobre o mercado de bebidas, indica que o comércio eletrônico deve ser impulsionado nos próximos anos. A expectativa é de que, entre 2021 e 2026, ele tenha contribuído com mais de US$ 10 bilhões para o segmento.
Com isso em mente, investir na criação de um clube de vinhos para seu comércio pode trazer diversos benefícios para seu empreendimento. Além disso, é possível contar com plataformas de clube de assinaturas que facilitam a personalização dos clubes e oferecem vantagens exclusivas aos assinantes. Continue a leitura.
O que são os clubes de vinhos?
Já imaginou enviar mensalmente uma variedade de vinhos para a casa de seus clientes, com os sabores preferidos, opções vindas de diversos países e regiões, e outras características especiais? Essas vantagens são proporcionadas pelos clubes de vinhos, que fazem parte do modelo de negócio de compra recorrente.
Esse modelo de vendas de vinhos ficou popularmente conhecido na Europa e, até os dias atuais, é o maior polo de vendas de vinho em todo o mundo. Porém, com o crescimento constante desse mercado no Brasil, os clubes de vinhos também se tornaram altamente populares no país.
Os clubes de vinhos geralmente disponibilizam diversas opções para os assinantes, de acordo com as modalidades de cada vinho. Por isso, é importante separá-los em categorias e, se for possível, manter os assinantes atualizados com os novos sabores e harmonizações incluídas nos kits enviados futuramente.
As vantagens de um clube de assinatura
De acordo com o levantamento da Wine Intelligence mencionado anteriormente, 70% dos consumidores brasileiros de vinho estão dispostos a experimentar novidades desse mercado, seja em relação a marcas, sabores ou maneiras de consumir.
Em paralelo, o segmento de clubes de assinatura cresceu exponencialmente nos últimos anos. Nele, a categoria das bebidas ocupa o segundo lugar da preferência dos consumidores e corresponde a 19% do total de clubes de assinatura no Brasil.
Portanto, é evidentemente muito vantajoso para os vendedores de vinho explorarem esse ramo, para expandir ainda mais o consumo de vinhos no Brasil. Por meio do clube de vinhos, os consumidores têm acesso a uma grande variedade de opções e de acordo com as próprias preferências.
Por que investir na criação de um clube de vinhos?
A vantagem dos clubes de assinatura está em receber o produto escolhido por especialistas, no conforto de casa, com recorrência e sem repetir o processo da compra. Por meio deles, chegam mensalmente aos assinantes kits elaborados com a curadoria da empresa que criou o clube de assinatura de vinhos.
Além disso, após encontrar um clube em que confia, com produtos que gosta, é muito difícil que um consumidor se desvincule dessa empresa. O segredo do sucesso nesse ramo é oferecer uma experiência única e confortável ao cliente.
No Brasil, já existem algumas marcas gigantes desse ramo, como a Wine e a Evino, que se destacam e ganham cada vez mais assinantes. Porém, os clubes de assinatura também estão se mostrando muito vantajosos para novas marcas que decidem se arriscar e inovar.
Conheça os cases de clube de vinhos da Betalabs
Você percebeu que, com um posicionamento inovador no mercado, os clubes de assinatura são uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas, certo? Com o suporte de uma plataforma completa, suas chances de sucesso aumentam muito!
A Betalabs é uma das pioneiras de clubes de assinatura no Brasil, com mais de 700 cases de sucesso e 500.000 assinantes. Não cobramos percentual sobre as vendas e oferecemos sistema de gestão nativo, API aberta para integrações, suporte humanizado, entre muitas outras vantagens!
Faça como Vinhos de Bicicleta e Degusto Club, e crie um clube de assinatura de vinho com uma plataforma que oferece soluções comprovadamente efetivas. A plataforma de clube de assinaturas da Betalabs permite que você personalize seu negócio de forma completa. Conheça abaixo nossos principais cases de sucesso.
Vinhos de Bicicleta
A plataforma Vinhos de Bicicleta é o maior canal de vinhos da América Latina e utiliza a tecnologia Betalabs para proporcionar uma experiência completa para os amantes de vinhos.
São três planos disponíveis para cada categoria de vinhos que fazem parte da seleção mensal. Cada uma delas conta com a curadoria de alto nível do sommelier Rodrigo Ferraz, sócio fundador da marca.
O programa de fidelidade proporciona uma série de vantagens para os assinantes, como: recebimento de produções limitadas, frete grátis para diversas regiões do país, descontos exclusivos e muito mais!
Clube Divvino
A Clube Divvino é um dos cases da Betalabs para a criação de um clube de vinhos por assinatura voltado para diferentes perfis de entusiastas da bebida, o ClubeD. Ao todo, são quatro categorias de assinaturas: ClubeD Classic, ClubeD Fresh, ClubeD Premium e ClubeD Selection.
Cada um dos planos de assinatura conta com uma seleção variada de vinhos de acordo com os diferentes tipos de vinho, como vinhos tintos, vinhos brancos, rosés, espumantes e muitas opções de várias regiões. Ao assinar o ClubeD, você é atualizado pelos especialistas da marca a cada mês.
Balacobaco Vinhos
Com uma seleção especial de vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e kits especiais, a Balacobaco Vinhos é uma das marcas que também utiliza a plataforma Betalabs. O clube oferece uma série de vantagens como descontos exclusivos, frete grátis acima de determinado valor e outras vantagens para sócios.
Ao fazer a assinatura do clube da Balacobaco, você recebe um box de vinho mensal com a curadoria da marca. Os assinantes têm a opção de receberem 2 ou 4 vinhos, de acordo com o plano escolhido. As assinaturas são feitas por cartão de crédito e as compras avulsas podem ser feitas com outros tipos de pagamento, como PIX, cartão de crédito e boleto bancário.
Conte com uma plataforma completa para e-commerce como a da Betalabs!
Agora que você já conhece as vantagens de criar um clube de vinhos, é importante saber que a Betalabs oferece uma série de serviços relacionados a criação e gerenciamento de plataformas de e-commerce, modelos de venda por recorrência e clubes de assinatura. Quer mais informações? Fale com nossos especialistas e dê início ao seu projeto!