No mercado digital, a recomendação de lojas é muito importante para que estas gerem mais conversão. Segundo pesquisas do IBOPE, metade dos consumidores buscam por opiniões sobre o produto antes de realizar uma compra. Expor avaliações e depoimentos de clientes em sua loja virtual credita confiança e gera credibilidade para que potenciais consumidores sintam-se confortáveis ao comprar com você.
Além disso, avaliações são muito bem vistas pelos principais buscadores, como o Google. Isso significa que com elas, as páginas do seu e-commerce poderão ter um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Os depoimentos ainda criam novos conteúdos para seu site, que se forem constantes, agregam ainda mais relevância à sua marca.
Na sua loja virtual, permita que os usuários comentem sobre os produtos, deixem suas avaliações, troquem experiências e leiam os comentários de outros clientes. Abaixo, algumas dicas para melhor formatar e apresentar as opiniões de seus clientes em seu site, de maneira que estejam otimizados para pesquisa:
- — Coloque as opiniões em HTML simples para que sejam legíveis pelos motores de busca;
- — Incentive depoimentos mais longos criando um número de campos ou fazendo perguntas;
- — Artigos da imprensa também são ótimos para serem destacados em uma página de forma semelhante aos comentários dos clientes.
Além de apresentar essas opiniões em seu e-commerce, você pode (e deve!) fazer uso das redes sociais para descobrir o que seus clientes têm a dizer sobre seus produtos e serviços. Se for viável para você, parcerias com influenciadores digitais e outras lojas online também podem lhe ajudar a atingir seus objetivos. Dependendo da rede, você pode até compartilhar imagens ou até mesmo vídeos de seus produtos sendo utilizados por clientes satisfeitos! Dessa forma, você gera mais credibilidade à sua marca e ainda cria certa afinidade com seu público-alvo.
Utilize a tecnologia a seu favor! Existem ferramentas no mercado capazes de ajudar na captação de avaliações e depoimentos. Fazer com que o processo seja rápido e simplificado também encoraja o cliente a opinar.
IMPORTANTE: Esteja preparado para lidar com críticas e opiniões negativas. Peça desculpas pela situação e tente sempre entender o problema e a expectativa do cliente, apresentando uma possível solução. Não deixe de convidá-lo a voltar para provar que foi uma situação pontual que não irá se repetir.