Os negócios recorrentes de assinaturas, mais conhecidos como clubes de assinaturas, seguem em constante crescimento aqui no Brasil, mesmo em tempos de crise e instabilidade política. Atualmente, existem mais de 800 empresas atuando nesse setor e movimentando mais de 1 bilhão de reais só no nosso país.
Esse tipo de negócio acaba atraindo mais clientes por ser prático e cômodo para os clientes, que recebem produtos com uma regularidade sem precisar ter o trabalho de realizar a compra todas as vezes. Entretanto, para que os clubes de assinatura continuem crescendo e convertendo cada vez mais usuários em cliente e consiga manter as pessoas que já são clientes, é fundamental investir em estratégias de marketing e melhorar o relacionamento com o cliente.
Como fazer isso?
Em primeiro lugar, conheça profundamente o perfil dos seus clientes. Utilize as redes sociais como uma aliada poderosa para te ajudar a conhecer mais sobre os seus clientes. Além de elas trazerem mais informações de quem já é assinante, elas também servem como um parâmetro para que você possa procurar novos clientes que sejam parecidos com os seus por meio dos anúncios que essas redes oferecem.
Com base nas informações que você conseguir coletar sobre eles, você vai conseguir pensar em planos que se encaixem exatamente com o que esses clientes querem e vai conseguir criar estratégias específicas para aumentar a satisfação, o engajamento e a fidelização dessas pessoas.
Uma boa maneira de fazer isso é por meio das famosas promoções. Periodicamente, ofereça planos promocionais para o seu clube de assinaturas com mensalidades mais baratas por um período limitado, por exemplo.
Além de agradar os seus atuais assinantes, esse tipo de estratégia funciona muito bem na captação de novos clientes, que podem aproveitar um momento de promoção para fazer parte do seu clube de assinaturas.
Outra estratégia que pode funcionar muito bem para quem ainda não é assinante é oferecer um período de teste para essas pessoas experimentarem o seu serviço gratuitamente. Assim, elas conseguem ter acesso ao seu clube de assinatura por alguns dias, ou até mesmo por um mês, conhecem as vantagens de fazer parte dele, se interessam em permanecer e se tornam clientes recorrentes para o seu negócio.
Voltando para a manutenção da satisfação dos seus assinantes, não se acomode e não deixe a qualidade do seu serviço cair. É normal acontecer de a empresa parar de inovar quando o cliente já é assinante há muito tempo, e isso pode acabar fazendo com que ele não veja mais vantagens em fazer parte do seu clube de assinatura. Para que isso não aconteça, mantenha a qualidade dos brindes e cortesias, e envie artigos que vão ser realmente úteis para os seus assinantes. Os clientes costumam reparar muito nisso e, se a qualidade cair, eles vão perceber, então não cometa esse erro.
Com essas dicas, a tendência é que o seu clube de assinatura continue crescendo e alcançando mais pessoas sem perder os atuais assinantes, o que é fundamental para o sucesso do seu negócio.