A importância de um bom controle de estoque para o sucesso do seu negócio

estoque

Montando a sua empresa do zero? Saiba que uma gestão eficiente do controle de estoque faz toda a diferença no crescimento dela, pois esse ponto é um dos pilares de sustentação de qualquer negócio.

É bem comum pequenos empreendedores acabarem se descuidando em relação ao estoque e armazenagem dos seus produtos, e por isso fizemos esse post, para que vocês possam aprender um pouco mais sobre como melhorar esse quesito e não precisar passar por grandes perdas e prejuízo para darem atenção a gestão de estoque da sua empresa.

O que significa “gestão/controle de estoque”?

Quando falamos de gestão, o objetivo é realizar um monitoramento dos seus produtos (inclusive das entradas e saídas deles no estoque) para que você possa ter certeza de que todas as demandas serão atendidas sem faltar ou sobrar nada.

De maneira bem direta, é basicamente controlar tudo que entra e sai da sua empresa para que você consiga prever as necessidades do seu negócio. Esse controle pode ser feito de várias formas, desde anotações a mão até sistemas integrados na sua plataforma de e-commerce, como nós oferecemos aqui na Betalabs, e ter acesso a esses dados é essencial para que você possa tomar boas decisões para a sua empresa seguir prosperando, mesmo que ela ainda seja de pequeno porte.

Sendo assim, nós vamos te mostrar alguns erros comuns que atrapalham a sua empresa nesse sentido para que você não cometa mais e se beneficie de uma boa gestão de estoque para fazer seu negócio crescer e se manter competitivo no mercado, seja ele digital ou físico.

Erros comuns em empresas que estão começando

Provavelmente o erro mais frequente quando o assunto é controle de estoque é a aquisição de mais ou menos mercadorias do que o necessário. Enquanto o excesso de mercadorias significa um custo a mais para a empresa, a escassez de produtos pode interferir diretamente no seu fluxo de vendas e você pode perder dinheiro e clientes por não conseguir atender a todos os pedidos recebidos.

Outro erro bem comum, sobretudo em empresas de pequeno porte, é não utilizar um sistema automatizado para realizar a gestão do estoque. Confiar no preenchimento de planilha ou até mesmo de controlar isso anotando no papel é muito arriscado pois com a correria do dia a dia, isso pode acabar se perdendo. Por isso, contar com um sistema integrado de gestão pode te ajudar a corrigir esse erro.

No caso do nosso ERP, que já vem junto com a nossa plataforma de e-commerce, você vai poder cadastrar todos os seus produtos em uma única base, o que promove mais segurança e praticidade, campo de cadastro personalizável, controle de estoque com gestão apurada de custos e muito mais. Clique aqui para conhecer a nossa solução e não cometer mais esse erro!

3 dicas para organizar o seu estoque

Como realizar um controle de estoque eficiente?

Existem algumas medidas que você pode tomar para ter um estoque controlado e organizado, que não vai te dar nenhuma dor de cabeça e vai te ajudar a fazer a sua empresa crescer porque você não estará gastando recursos desnecessários.

Realize um inventário de todos os seus produtos, inclusive anotando as quantidades disponíveis de cada um. Essas informações serão necessárias para que você consiga prever falhas e possa preencher no sistema de gestão escolhido.

Depois de automatizar o seu controle de estoque, como falamos no tópico anterior, você precisará treinar os seus colaboradores para que eles estejam aptos a trabalhar com o sistema de gestão. É essencial ter funcionários capacitados e bem treinados para que eles  

Não se esqueça de calcular os custos de armazenamento dos seus produtos e de estabelecer uma margem de perdas. Assim, mesmo quando acontecerem imprevistos, você estará mais bem preparado para lidar com possíveis prejuízos e tomar atitudes mais conscientes para resolver essa questão.

E no caso dos produtos que ficarem parados, procure promover ações, descontos e outras iniciativas que façam os seus consumidores se interessarem por ele e assim você consiga fazer o produto girar e diminuir o seu prejuízo caso algum deles não seja vendido.

Cuidar desses detalhes em relação ao estoque faz muita diferença porque muitas vezes você pode nem se dar conta de que está perdendo dinheiro ao não olhar para isso, então faça uma autoanálise do seu negócio, especialmente se você tiver começando, e veja quais são os pontos que você precisa melhorar para continuar crescendo.

Conte com a Betalabs para oferecer o melhor sistema de gestão integrada com controle de estoque para que a sua empresa possa gerenciar melhor esse processo para se manter competitiva frente aos seus concorrentes. Acesse o nosso site e confira todas as informações sobre o nosso ERP e todas as funcionalidades relacionadas ao gerenciamento de estoque disponíveis para você.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.