6 Dicas para cortar custos e melhorar a rentabilidade

custo2

A redução de custos é a maneira mais fácil e rápida para melhorar a ‘rentabilidade do negócio’ – cada Real que você salvar vai direto para o seu caixa.

O primeiro passo consiste em identificar seus principais custos. Se você estiver usando um software de gestão, isso deve ser fácil. Começar analisando seus maiores gastos é um excelente ponto de partida.

Para auxiliar sua empresa nesse processo seguem alguns conselhos dos nossos especialistas:

1 – Obtenha 3 orçamentos

A próxima vez que você precisar de algo a partir de um fornecedor (novo ou não) obtenha mais um par de orçamentos para comparação. Dessa forma, você pode verificar se o primeiro fornecedor é de fato o mais competitivo. Você pode trabalhar com um novo fornecedor ou utilizar seu orçamento diferente para conseguir um melhor preço.

2 – Gerencie suas finanças

Um bom planejamento do seu fluxo de caixa pode evitar despesas com juros. É importante casar bem entradas e saídas para evitar ficar no vermelho. Dinheiro parado sem aplicação também é ruim, caso sua empresa tenha caixa procure alternativas de rentabilidade sem risco para o dinheiro.

3 – Corte reuniões e viagens inúteis

Evite reuniões e viagens que não geram receitas a qualquer custo. Se você realmente tiver que viajar, se organize e evite reservas de última hora, que são muito mais caras. Pra facilitar ganhar tempo e cortar custos considere o uso do Google Hangouts ou Skype.

4 – Você realmente precisa de tantas linhas telefônicas?

Verifique quantos telefones fixos a sua empresa está pagando. Você realmente precisa de todos eles? Com o aumento do uso de telefones celulares é bem provável que não. O ideal mesmo é acabar com toda telefonia fixa usando VOIP.

5 – Seja mais Verde

Lâmpadas que acendem e apagam automaticamente, impressão duplex (em ambos os lados do papel), filtros de ar condicionado sempre limpos… essas são medidas “ecológicas” que vão ajudar seu negócio a economizar energia e consequentemente dinheiro.

6 – Repense!

Quando você passar por cada item de seus custos, não basta se perguntar apenas se você poderia enxugar seu valor. Questione-se sobre a real necessidade da despesa. Ela é realmente necessária? Existe uma maneira mais inteligente de resolver o mesmo problema? Um bom exemplo é imaginar o envio de documentos para os seus clientes. Eles realmente precisam ir pelo correio ou podem ser enviados por e-mail mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

"*" indica campos obrigatórios

This field is hidden when viewing the form
This field is hidden when viewing the form
This field is hidden when viewing the form
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.