Atualmente, existem mais de 1 bilhão de sites em todo o mundo, o que faz com que as empresas sejam cada vez mais desafiadas a construir uma marca única neste cenário de evolução acelerada da Internet, para se destacar entre as tantas páginas concorrentes.
Para um site ser bom, ele precisa, basicamente, comunicar a informação perfeitamente ao usuário final, caso contrário ele corre o risco de perder os usuários.
Veja abaixo cinco razões que podem levar seu site ao fracasso e saiba como evitá-las!
Usabilidade ruim
A primeira razão para o fracasso de um site é ser confuso e difícil de navegar. Seus usuários precisam ser capazes de encontrar o que estão procurando com fácil navegação nas páginas e com informação acessível, sem ter que fazer esforço. Um layout limpo, com cabeçalhos claros e informações exibidas de uma maneira fácil de usar incentiva os visitantes a frequentar o site.
Lembre-se também que a usabilidade e a experiência do usuário estão diretamente ligadas à conversão, portanto se ambas não estiverem recebendo a devida atenção, isso pode afetar também suas vendas.
Sobrecarga de informação
Menos é mais. Tome cuidado com informações repetidas e redundantes, pois informações demais podem fazer com que seu cliente saia correndo do seu site. Faça sempre uma revisão dos textos, a fim de enxugar o conteúdo e deixá-lo mais objetivo e interessante. O uso de imagens, fotos, infográficos, vídeos podem ajudar os usuários a entender de forma mais rápida e fácil o que você quer apresentar. Fornecer informações-chave que os clientes estão procurando e retransmiti-las de uma maneira clara é a chave do sucesso.
Site com nome pobre
Escolher o nome de um site é uma das partes mais difíceis do processo de branding digital. Encontrar um domínio disponível que represente bem o nome da empresa que, acima de tudo, seja impactante e gere alto recall por parte dos usuários é tarefa que merece muita dedicação. O domínio é a identidade digital do seu negócio. E o mundo digital é onde todos buscam informações hoje em dia. Por isso dê muita atenção ao processo de escolha do domínio do seu site. Lembre-se que o domínio pode influenciar o posicionamento do seu site em rankings de pesquisa, o famoso SEO.
Sem “call-to-action”
Os calls-to-action, ou CTAs, são os responsáveis por chamar os usuários do seu website a realizarem uma ação. São importantes porque direcionam a navegação do seu visitante, seja para uma página interna do próprio site, um follow em redes sociais, uma assinatura de newsletter e, principalmente, a realização de uma compra.
Não responsivo
Com tantos usuários mobile atualmente, é fundamental que os sites estejam prontos para que os clientes possam visualizar facilmente o conteúdo e navegar nas telas menores de seus smartphones e tablets. As informações precisam ser legíveis independentemente do dispositivo que eles estejam usando para visualizar o site, que deve ser responsivo e se adaptar aos diferentes tamanhos de tela. Além disso, é importante garantir que o site carregue rapidamente.