Independentemente do modelo de negócio adotado por uma empresa ou se esta atua no meio físico, online ou em ambos, o preço sempre foi e continuará sendo uma das principais variáveis na decisão de compra de seus clientes.
Enquanto preços altos desestimulam a compra, preços abaixo da expectativa do cliente podem, além de diminuir a margem de lucro do lojista, gerar dúvidas quanto à qualidade da mercadoria oferecida. Desta maneira, definir preços coerentes e vantajosos para o consumidor e para a empresa é crucial para o bom desempenho do negócio e, exatamente por isso, a Betalabs separou uma lista com quatro itens a se considerar na hora de estipular preços para seus produtos no e-commerce.
Público alvo
Assim como outros aspectos do negócio, a política de preços da empresa deve levar em consideração o perfil de seu público-alvo, destacando neste caso questões que impactam diretamente no seu poder e hábitos de consumo, como faixa salarial e/ou classe social. Estudar estes pontos permite que o empreendedor tenha uma visão mais clara do que seus clientes em potencial consomem, com qual frequência, quanto estão habituados a gastar com este tipo de produto e até onde estão dispostos a investir na aquisição do produto oferecido pela própria empresa.
Concorrência
Acompanhar os preços oferecidos por seus concorrentes é, além de essencial para manter a competitividade dentro do mercado, uma excelente forma de guiar sua empresa quanto ao preço de seus próprios produtos, mas lembre-se que não basta apenas analisar a concorrência: é necessário que este estudo seja feito em paralelo com uma análise do seu próprio negócio.
Empresa, estrutura e produtos
Como citado anteriormente, analisar a concorrência deve estar atrelada a uma análise interna da própria empresa. Nesta análise, o lojista deve selecionar seus principais concorrentes e identificar pontos fortes e fracos de sua empresa em relação aos mesmos. O levantamento destes dados ajuda a traçar um perfil da competitividade da empresa, identificando diferenciais competitivos que podem justificar preços mais baixos ou mais elevados em relação aos preços da concorrência.
Mantenha-se atento ao mercado
O mercado é dinâmico e mudanças em ambientes como a política e economia nacional/internacional podem afetar direta e indiretamente o preço de seus produtos, seja, por exemplo, através do aumento/baixa no custo para aquisição de matéria-prima para produção, (re)definição da alíquota de impostos relevantes para as atividades da empresa ou mesmo redução do poder de compra de seus clientes. Ficar atento a este tipo de mudança permite que o lojista se antecipe e ajuste seus preços para minimizar impactos negativos e maximizar oportunidades de negócio para a empresa.
Veja mais em: plataforma e-commerce