Vender é a tarefa mais importante de qualquer empresa. Seja um produto, um serviço ou ambos, não importa. Se sua empresa não vender, está fadada ao fracasso. Receber o pagamento do cliente é garantir que, além de resolver um problema, você conseguiu conquistar sua confiança!
De que adianta investir tempo e dinheiro desenvolvendo soluções integradas, produtos inovadores, recrutando executivos se, no final do mês, a equipe de vendas não conseguir gerar a receita esperada pela empresa? Exatamente! Não adianta.
Apesar de ser fácil reconhecer isso, muitas empresas tratam todo o fluxo de vendas como um processo qualquer e, muitas vezes, que ocorrerá “naturalmente”. E é esse “destrato” o responsável por impedir que muitas empresas aumentem suas vendas e, consequentemente, cresçam.
Como habitualmente fazemos, nós, da Betalabs, preparamos quatro dicas para ajudar sua empresa a vender mais online e offline:
1) Defina suas prioridades
Já ouviu falar da regra 80-20? 80% do faturamento é gerado por 20% dos clientes. Apesar de nem sempre ser tão precisa, esta regra nos chama atenção para um importante ponto: você sabe definir quais são os clientes que têm maior representatividade no seu faturamento? Se esse número for baixo, hora de ficar em alerta.
Obviamente, não é aconselhável depender de poucos clientes. Além disso, clientes que não são tão rentáveis, poderiam ser, caso você dedicasse mais tempo no relacionamento.
Sendo assim, saiba definir suas prioridades. Faça uma análise de sua carteira de clientes e defina quais métricas você usará para definir a importância de cada cliente. Após isso, programe-se para dedicar mais tempo aos clientes com potencial e, ao mesmo tempo, descartar clientes que não geram vendas.
2) Cuide da sua reputação
A opinião de um cliente é muito importante. Ainda mais quando é compartilhada com outros clientes e potenciais clientes. Como você já sabe, a credibilidade do “boca-a-boca” é muito maior do que qualquer propaganda. Por isso, cuide da sua reputação.
Certifique-se de atender todos os pontos prometidos ao cliente e agir sempre de maneira ética. Estes dois pontos são pré-requisitos para gerar (e manter) uma boa reputação. Após isso, faça valer o seu diferencial. Se for a empresa com a entrega mais rápida, entregue antes de qualquer concorrente; se possuir o menor preço, certifique-se de possuir os menores preços; ou qualquer outro diferencial que você tenha. Com essa prática, sua empresa será reconhecida pelo diferencial e, com certeza, atrairá clientes (caso o seu diferencial seja realmente relevante).
E lembre-se: cuide sempre da reputação de sua marca!
3) Invista em treinamento
Invista em sua equipe de vendas! A cada dia que um vendedor não está preparado para vender, ou não saiba como abordar o cliente ou até mesmo os diferenciais do produto em relação aos concorrentes, sua empresa deixa de faturar. E, muito provavelmente, seu concorrente atenderá esse cliente.
A dica aqui é não perder tempo. Quanto antes você preparar novos vendedores e atualizar toda a equipe sobre os produtos/serviços que vendem, maior será seu faturamento. Faça alinhamentos com a equipe para que os esforços de comunicação, por exemplo, estejam alinhados com os de vendas.
4) Aprenda com os erros
Não se acomode. Bons vendedores e bons gestores estão sempre se atualizando e revendo conceitos. Práticas infalíveis hoje podem ser obsoletas em pouco tempo. Por isso, é essencial “não parar no tempo”.
Para isso, a equipe de vendas tem acesso à mais sincera e importante fonte de feedbacks: os clientes. Periodicamente, faça relatórios das suas dificuldades e pontos fortes. Tente identificar padrões e, o mais rápido possível, faça correções.
Com isso, você evitará cometer o mesmo erro diversas vezes e, assim, otimizará seus esforços. Além de seus aprendizados servirem de base para a equipe (antes que cometam os mesmos erros).
Agora que já sabe como vender mais, coloque estas dicas em prática e boas vendas!
Conte com a Betalabs para impulsionar sua empresa.
Até a próxima 🙂
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