Inspirado no Free Shipping Day, ação tradicional nos Estados Unidos que acontece desde 2008, o Dia do Frete Grátis é um evento idealizado pelo Busca Descontos, pioneiro da Black Friday no Brasil. Em 2017, a data acontecerá no dia 28 de abril, última sexta-feira do mês.
Oportunidades
- Para os consumidores, a data é uma excelente oportunidade para comprar sem se preocupar com o valor da entrega, fator determinante na finalização de muitas compras, uma vez que no Brasil, devido às dimensões territoriais, o valor cobrado pelo envio reflete 55% da taxa de abandono de carrinhos em lojas virtuais.
- Para os lojistas, pode ser uma chance de atrair mais consumidores e fidelizar aqueles que já são clientes, além de gerar mais vendas e aumentar a conversão.
- A ocasião é uma ótima oportunidade para antecipar os presentes do Dia das Mães, que acontece duas semanas depois, e é uma das datas com maior faturamento no e-commerce.
Porém…
Como em todas as outras ações de marketing, a ausência de planejamento pode acabar trazendo prejuízos e resultados contrários ao esperado.
O primeiro passo para que isso não aconteça é entender que o frete grátis nunca será realmente gratuito. Esse custo precisa sair do bolso de alguém, e isso muitas vezes implica em abrir mão de uma parte da margem de lucro sobre os produtos. No entanto, se a ação for bem planejada, o retorno pode ser muito mais vantajoso.
Como saber então se vale a pena oferecer frete grátis em minha loja?
Para avaliar se ao oferecer frete grátis em sua loja virtual você estará fazendo um bom negócio ou dando um tiro no próprio pé, a primeira dica é analisar se as margens de lucro da sua loja são suficientes para cobrir a gratuidade do frete dos produtos que serão vendidos.
Faça uma análise minuciosa do volume de vendas, do ticket médio, dos juros negociados e valores acordados com as soluções de logística. É essencial fazer uma correta determinação de custo e cálculo de frete para os itens vendidos.
Seja pontual em relação à informação de prazos e políticas de entrega e procure fazer um monitoramento permanente dos indicadores relacionados.
Segundo pesquisas da e-bit, sete em cada dez consumidores evitam pagar frete nas compras em lojas virtuais. Conforme citado, mais da metade da taxa de abandono de carrinhos em lojas virtuais está relacionada ao valor cobrado pelo frete.
Diante desses dados gerais, é válido verificar o quão determinante o preço do frete é para a finalização de uma compra em sua loja.
Outro ponto importante a ser considerado é em relação à logística reversa, para casos de devoluções e trocas.
Conheça as diferentes políticas de frete grátis que você pode aplicar
- Para todos os itens: A isenção da taxa de frete será aplicada para todos os produtos comprados.
- Para alguns itens: Você pode selecionar apenas alguns produtos para fazerem parte do benefício. Escolha itens com boa margem de lucro, capazes de cobrir o custo do frete, e/ou de fácil distribuição. É uma tática bastante utilizada para queimar os últimos itens ou aqueles que estão parados no estoque.
- Baseado no ticket médio: Significa que o frete será grátis para compras a partir de um determinado valor, baseado no ticket médio da sua loja.
- Em uma área específica: Você pode definir uma política de frete grátis apenas para um perímetro específico. Pode ser uma solução estratégica para estimular o consumo em um município/cidade ou para aumentar a margem de lucro em regiões onde a distribuição seja mais barata.
- Retirada na loja física: Se o seu e-commerce conta com uma ou mais lojas físicas, você pode oferecer ao seu cliente a gratuidade do frete, com a opção dele retirar no local.
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