Os clubes de assinatura formam um nicho do e-commerce que está em constante crescimento: o de venda recorrente! A dinâmica é simples, e com certeza você já conhece: o assinante paga o valor do plano com recorrência, e recebe certo produto ou serviço periodicamente. Mas você conhece os tipos de clubes assinaturas? Existem diferentes modelos, e cada um é mais adequado para cada tipo de negócio. Descubra qual o modelo ideal para o seu!
Modelos de clubes de assinaturas
O pagamento recorrente pode acontecer de diversas formas, isso porque cada negócio opera e se posiciona de maneira diferente.
Um clube de assinaturas de café, por exemplo, que quer focar na experiência sofisticada do cliente, não opera da mesma maneira que um clube de assinaturas de supermercados, que tem o foco na praticidade.
Conheça os diferentes tipos de pagamento recorrente:
Carrinho de produtos recorrente
A Cesta de produtos recorrente é um e-commerce no qual o cliente tem a opção de tornar o seu carrinho recorrente. Ou seja, a pessoa seleciona os itens desejados, e recebe aquele mesmo carrinho com a periodicidade desejada (semanal, quinzenal, mensal, trimestral…).
Esse é um modelo que ganhou muita popularidade durante a pandemia, devido à impossibilidades das pessoas se deslocarem para fazer as compras rotineiras.
Alguns tipos de negócios que se dão bem com esse modelo, por exemplo, são drogarias, supermercados, e petshops, pois oferecem produtos que precisam ser comprados com constância. Afinal, o foco da cesta de produtos é a conveniência, ou seja, produtos que não podem acabar em nossa casa: alimentos, ração do pet, lâmina de barbear, entre outros.
A Jelly Juice, por exemplo, é uma marca que vende frutas frescas e prontas para consumir em um pote. O assinante monta a própria box e recebe em casa os sabores e a quantidade que quiser, com a frequência desejada.
Box de assinatura com curadoria
O box de assinatura com curadoria tem o foco na experiência. Ou seja, o assinante não está buscando apenas o produto, mas também uma experiência completa e um serviço refinado. O papel do curador é selecionar os melhores produtos, para que o cliente seja surpreendido e, acima de tudo, agradado.
Esse segmento também teve um grande crescimento na pandemia, pois as pessoas passaram a gastar mais dinheiro com entreterimento e hobbies.
Os tipos de negócios que são ideiais para esse modelo são justamente aqueles que vendem produtos que pertencem ao dia-a-dia dos assinantes: livros, bebidas, itens de papelaria, entre outros.
Ou seja, a curadoria transforma produtos ordinários em uma jornada prazerosa para o cliente.
Um dos maiores clubes com curadoria atualmente é a Noize Record Club, um clube de assinaturas de discos vinis! Eles fazem a curadoria de discos vinis do mundo da MPB, e levam até a casa dos assinantes, para que eles sempre renovem a coleção particular deles.
Um hobbie simples de muitos brasileiros (escutar música e colecionar discos), se torna uma experiência diferenciada.
Clube de beneficíos
Os clubes de benefícios correspondem a um tipo de assinatura que mais cresce dentro do segmento. São os clubes que oferecem vantagens para os assinantes, tais como acesso a eventos, descontos, brindes, entre outros.
Um tipo de negócio que mais ganha destaque dentre os clubes de beneficíos é o atendimento médico. Com a evasão da população brasileira dos convênios médicos devido ao preço, os clubes de saúde crescem, pois oferecem vantagens como atendimento médico online grátis e descontos em remédios por um preço muito mais acessível.
Isso é o que a Dr. Central oferece, por exemplo. Eles são uma plataforma que reúne centenas de profissionais da saúde para oferecer atendimento pediatra e clínico geral grátis, além de outros descontos e benefícios para as familías.
Porém, outros nichos também conseguem se beneficiar desse tipo de venda recorrente. A escola de samba Portela, por exemplo, tem o clube de beneficíos Sócios da Portela, que oferece vantagens como entrada exclusiva para eventos, descontos em ingressos, produtos e parceiros, moedas para resgate de produtos e experiências, e sorteios de ingressos para a Sapucaí.
Clube de assinatura de conteúdo
Os clubes de assinatura de conteúdo são aqueles que oferecem infoprodutos, como ebooks, materias didáticos, planilhas, entre outros.
É um segmento que também apresentou um grande crescimento na pandemia, pois muias pessoas começaram a investir na formação e capacitação online. De acordo com uma pesquisa feita pela Connect Soluções Digitais, apenas em 2020 o mercado de infoprdutos cresceu em 103%!
Se o seu negócio já contribui ou tem o potencial de contribuir com a formação dos clientes, essa assinatura pode render bons frutos!
O Clube Minha Biblioteca, por exemplo, oferece ebooks didáticos para várias as áreas do conhecimento – Saúde, Exatas, Pedagogia, Artes, e mais! Tudo isso por preços muito acessíveis.
Aluguel por assinatura
O último (por enquanto) tipo de clube de assinatura é o que oferece aluguel por assinatura. Ao invés de alugar um produto toda vez que precisar, o assinante faz o pagamento recorrente para receber o produto com periodiciade, e depois o devolve.
Esse modelo de assinaturas é o ideal para empresas que trabalham com produtos descartáveis, que eventualmente vão parar de ser usados, porém podem ser repassados para outras pessoas, ao invés de serem jogados no lixo.
Um produto extremamente comum de ser descartável são as roupas e brinquedos infantis, devido ao ritmo acelerado que os bebês e as crianças crescem. A Baby Quer é um clube de assinaturas de locação de roupas e brinquedos para bebês.
Todas as roupas essenciais para o bebê são entregues na casa do assinante, higienizadas e substituídas mensalmente à medida que o bebê cresce. Além disso, os pais ainda ecnomizam dinheiro, tempo, espaço, e, é claro, produzem menos lixo.
Por que abrir um clube de assinaturas?
Os empreendedores estão percebendo, cada dia mais, que vender com recorrência pode ser uma das melhores alternativas para sobreviverem em tempos de crise.
Isso porque, ao conquistar assinantes, o lojista garante:
- a previsibilida de renda;
- maior controle do estoque;
- vantagem competitiva;
- fidelização dos clientes;
E muito mais!
Conheça outras as vantagens do pagamento recorrente
Plataforma de gestão de assinaturas
O que todos esses cases de sucesso têm em comum, além da qualidade dos produtos e da excelente estratégia de mercado, é a confiança no sistema Betalabs para a gestão das assinaturas.
Somos uma empresa com mais de 10 anos no mercado, 600 cases de sucesso e 500.000 assinantes! Confira algumas vantagens da nossa plataforma:
- Layouts prontos ou personalizados;
- Checkout transparente e rápido;
- Dashboards de controle;
- Atendimento humanizado e personalizado;
- Loja virtual com clube de assinaturas;
- Sistema de gestão nativo;
- Não cobramos percentual sob as vendas!
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