Como aperfeiçoar a gestão de pedidos da sua loja virtual.

Um dos aspectos mais vitais para qualquer loja virtual é a boa gestão de pedidos. Diferentemente do que alguns empreendedores possam pensar, a eficiência na gestão de pedidos envolve toda a estrutura e processos da empresa desde a identificação de uma nova solicitação até a entrega da mercadoria, assim como o gerenciamento de solicitações já finalizadas para acompanhamento do desempenho da loja no futuro. Confira abaixo alguns fatores que podem impactar diretamente na gestão de pedidos da sua loja virtual.

Antecipação de demanda e gestão de estoque

Para uma gestão eficiente de pedidos o empreendedor deve primeiramente ser capaz de estimar a demanda de solicitações de compra de seus clientes, entrando em contato com fabricantes e fornecedores para garantir que o número de unidades dos produtos em estoque seja condizente com o volume de pedidos. Um cálculo de demanda equivocado pode gerar custos extras para a empresa com o armazenamento de produtos que não foram vendidos, bem como a perda de oportunidades de venda por não possuir unidades suficientes de uma mercadoria no estoque.

Plataforma estável

Passada a antecipação da demanda, é importante garantir a capacidade da plataforma e-commerce em lidar com o volume de acessos e pedidos, isto é, garantir que o fluxo de compra de seus clientes não seja afetado de qualquer maneira por instabilidades na página mesmo em dias com picos de acesso. É sempre importante lembrar que o cliente da loja virtual quer comprar com facilidade e agilidade, de forma que processos burocráticos, erros de carregamento de páginas, entre outros problemas podem fazer o consumidor desistir do pedido e migrar para a loja de um concorrente.

Integração de setores

Todos os setores de sua empresa devem trabalhar em harmonia e comunicação constante. Após uma venda realizada, o setor financeiro deve gerar o respectivo lançamento de receita, o estoque deve ser atualizado, a documentação fiscal emitida e os dados do produto e cliente enviados à transportadora responsável pela entrega da mercadoria. Quão maior for o grau de integração entre os setores do seu negócio, menores são as chances de falhas no processo e, portanto, dores de cabeça para a empresa e o cliente.

Como alternativa para a gestão manual de todos estes processos (e vários outros), muitas empresas decidiram investir em tecnologia com a implantação de sistemas de gestão empresarial, como é o caso do ERP Cloud Betalabs. Nosso sistema é flexível e conta com um leque de ferramentas para gerenciar com eficiência todos os setores do seu negócio, além de ser integrável aos sistemas dos principais operadores logísticos, gateways de pagamento e instituições financeiras.

Posts Recentes

O papel do Marketing de Conteúdo no sucesso de Clubes de Assinaturas

No mundo atual, onde a concorrência é acirrada e a atenção dos consumidores é um…

3 dias atrás

Quais São os Maiores Clubes de Assinatura do Mundo?

Os clubes de assinatura transformaram a forma como consumimos produtos, oferecendo conveniência e personalização que…

1 semana atrás

Os segredos para criar uma marca forte para o seu e-commerce

No universo do comércio eletrônico, a batalha pela atenção dos consumidores é feroz. Em meio…

1 semana atrás

12 clubes de assinatura para você fazer parte!

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

2 semanas atrás

A importância da recorrência para a estabilidade financeira do seu negócio

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, garantir a estabilidade financeira de…

2 semanas atrás

Programa de Fidelidade no E-commerce: 8 dicas para implementar com eficiência

Nos dias de hoje, o mercado de e-commerce está mais competitivo do que nunca. Com…

3 semanas atrás