Como o comportamento de consumo do cliente impacta seu ecommerce

Todo empreendedor sabe a importância de conhecer o público alvo de sua empresa e seus hábitos de consumo, seja seu negócio estritamente físico, virtual ou ambos. Tal conhecimento dá ao empreendedor uma base sólida de dados para desenvolver e implementar estratégias de gestão mais assertivas para que a empresa alcance objetivos diversos, como a fidelização de clientes, alavancagem das vendas ou divulgação da marca e produtos.  No caso de lojas virtuais, estes benefícios vão além e, por isso, a Betalabs separou três pontos onde o monitoramento do comportamento de consumo de seus clientes pode impactar diretamente o desempenho de vendas da sua loja virtual.

Identificação de falhas na loja

Através do monitoramento dos hábitos de consumo de seus clientes é possível identificar eventuais pontos fracos no processo de compra, como problemas na busca por produtos, acréscimo de itens no carrinho, identificação, preenchimento de formas de pagamento, instabilidades ou mesmo demora no tempo de carregamento das páginas. A identificação destes problemas é vital para que o lojista aperfeiçoe o desempenho de sua loja e evite o abandono de carrinho.

Sugestão de produtos

Acompanhar os itens mais buscados por seus clientes permite sugerir dentro da própria loja produtos relacionados ou que complementem as funcionalidades dos itens buscados anteriormente. Aliado a estratégias de promoção como descontos na compra de ambos os produtos ou frete grátis acima de determinado valor, este tipo de recurso é extremamente útil para alavancar vendas ou liquidar as unidades de mercadorias paradas no estoque.

Estreitamento de relacionamento

Diretamente relacionado com o item anterior (Sugestão de produtos), o lojista pode (e deve) acompanhar o histórico de buscas e compras do cliente em sua loja para criar e-mails personalizados com ofertas próprias para o perfil daquele cliente o que, além de aumentar as chances de conversão da loja e aperfeiçoar o impacto da campanha de e-mail marketing, destacam a empresa aos olhos do consumidor.

Visite a nossa plataforma de ecommerce

Posts Recentes

O papel do Marketing de Conteúdo no sucesso de Clubes de Assinaturas

No mundo atual, onde a concorrência é acirrada e a atenção dos consumidores é um…

3 dias atrás

Quais São os Maiores Clubes de Assinatura do Mundo?

Os clubes de assinatura transformaram a forma como consumimos produtos, oferecendo conveniência e personalização que…

1 semana atrás

Os segredos para criar uma marca forte para o seu e-commerce

No universo do comércio eletrônico, a batalha pela atenção dos consumidores é feroz. Em meio…

1 semana atrás

12 clubes de assinatura para você fazer parte!

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

2 semanas atrás

A importância da recorrência para a estabilidade financeira do seu negócio

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, garantir a estabilidade financeira de…

2 semanas atrás

Programa de Fidelidade no E-commerce: 8 dicas para implementar com eficiência

Nos dias de hoje, o mercado de e-commerce está mais competitivo do que nunca. Com…

3 semanas atrás