Como aperfeiçoar a gestão de pedidos da sua loja virtual.

Um dos aspectos mais vitais para qualquer loja virtual é a boa gestão de pedidos. Diferentemente do que alguns empreendedores possam pensar, a eficiência na gestão de pedidos envolve toda a estrutura e processos da empresa desde a identificação de uma nova solicitação até a entrega da mercadoria, assim como o gerenciamento de solicitações já finalizadas para acompanhamento do desempenho da loja no futuro. Confira abaixo alguns fatores que podem impactar diretamente na gestão de pedidos da sua loja virtual.

Antecipação de demanda e gestão de estoque

Para uma gestão eficiente de pedidos o empreendedor deve primeiramente ser capaz de estimar a demanda de solicitações de compra de seus clientes, entrando em contato com fabricantes e fornecedores para garantir que o número de unidades dos produtos em estoque seja condizente com o volume de pedidos. Um cálculo de demanda equivocado pode gerar custos extras para a empresa com o armazenamento de produtos que não foram vendidos, bem como a perda de oportunidades de venda por não possuir unidades suficientes de uma mercadoria no estoque.

Plataforma estável

Passada a antecipação da demanda, é importante garantir a capacidade da plataforma e-commerce em lidar com o volume de acessos e pedidos, isto é, garantir que o fluxo de compra de seus clientes não seja afetado de qualquer maneira por instabilidades na página mesmo em dias com picos de acesso. É sempre importante lembrar que o cliente da loja virtual quer comprar com facilidade e agilidade, de forma que processos burocráticos, erros de carregamento de páginas, entre outros problemas podem fazer o consumidor desistir do pedido e migrar para a loja de um concorrente.

Integração de setores

Todos os setores de sua empresa devem trabalhar em harmonia e comunicação constante. Após uma venda realizada, o setor financeiro deve gerar o respectivo lançamento de receita, o estoque deve ser atualizado, a documentação fiscal emitida e os dados do produto e cliente enviados à transportadora responsável pela entrega da mercadoria. Quão maior for o grau de integração entre os setores do seu negócio, menores são as chances de falhas no processo e, portanto, dores de cabeça para a empresa e o cliente.

Como alternativa para a gestão manual de todos estes processos (e vários outros), muitas empresas decidiram investir em tecnologia com a implantação de sistemas de gestão empresarial, como é o caso do ERP Cloud Betalabs. Nosso sistema é flexível e conta com um leque de ferramentas para gerenciar com eficiência todos os setores do seu negócio, além de ser integrável aos sistemas dos principais operadores logísticos, gateways de pagamento e instituições financeiras.

Posts Recentes

Como Construir um Programa de Fidelidade Eficiente para Assinaturas

No universo dos negócios baseados em assinaturas, a fidelização de clientes é uma peça-chave para…

11 horas atrás

O Que é uma Plataforma de Vendas Online e Como Escolher a Melhor para Seu Negócio

Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…

3 dias atrás

Como os Modelos de Assinatura Estão Revolucionando os Negócios B2B

Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…

1 semana atrás

Como Criar um Clube de Benefícios: Guia Completo para Estruturar, Gerir e Lucrar com Seu Clube

Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…

1 semana atrás

Iniciando sua Jornada na Venda Recorrente

Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…

3 semanas atrás

IA pode impulsionar as vendas recorrentes?

A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…

1 mês atrás