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Saiba o que fazer para melhorar o seu relacionamento com os seus clientes virtuais

Construir uma relação de confiança com os clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio virtual, pois é preciso que o usuário confie na sua marca e no seu produto para que ele tome a atitude de compra e, dependendo de como esse processo ocorre, para que ele volte a fazer negócios com você ou não.

Além disso, o comércio virtual hoje em dia é extremamente competitivo, ou seja, é preciso trazer sempre novas experiências para o consumidor e continuar atraindo a atenção e o interesse dele. Caso contrário, mesmo que ele esteja satisfeito com a sua loja, ele pode acabar encontrando novas formas de adquirir esse mesmo produto e opte pela concorrência, fazendo com que você perca vendas.  

Por essa razão, é sempre importante pensar em maneiras de melhorar o relacionamento do seu e-commerce com os clientes para garantir a fidelização deles e não perder esses consumidores para marcas concorrentes do seu negócio.  

Como começar?

Em primeiro lugar, é fundamental que você entenda os seus clientes. Isso quer dizer que você precisa conhecer profundamente o perfil dos consumidores para saber quais são as dores deles e descobrir como o seu produto pode ser a solução para isso. Assim, você vai conseguir montar estratégias para oferecer exatamente o que o seu cliente precisa da maneira mais atrativa possível.

Existem softwares capazes de organizar essas informações sobre os clientes para agrupá-las em diversos perfis diferentes, o que facilita na hora de identificar cada tipo de consumidor do seu negócio e assim você consiga trabalhar cada perfil de maneira correta.

Melhore a sua loja virtual para proporcionar uma boa experiência ao usuário

Depois de identificar o perfil do seu cliente, é hora de olhar para o seu e-commerce e ver o que pode ser melhorado em termos de funcionalidade. Muitas vendas são perdidas porque o site é lento ou pouco intuitivo, então faça uma autoanálise nesse ponto para ver se está tudo certo quanto ao layout, ao tempo de carregamento das páginas, às imagens, às descrições dos produtos, aos botões de ação, etc.

A estrutura do e-commerce influencia muito na forma como ele se relaciona com os usuários, então quanto mais funcional for a sua loja virtual, os consumidores terão uma boa experiência ao comprar nela e buscarão com menos frequência os e-commerces concorrentes por esse motivo.

Use as redes sociais para melhorar a comunicação

Foi-se o tempo em que as redes sociais eram apenas uma outra vitrine para exposição de produtos. Utiliza-las como um canal de comunicação eficiente com os seus clientes é um grande diferencial para o seu e-commerce, pois por meio das redes sociais é possível ter uma relação mais estreita com o consumidor para mantê-lo engajado para que ele sempre acompanhe os movimentos da sua loja virtual nas mídias sociais e veja a necessidade de aproveitar o que você tem a oferecer e participe das promoções e ofertas que acontecem no seu site por meio da visibilidade que redes sociais conseguem gerar.

Tenha canais de comunicação variados e eficientes

Além das redes sociais, é extremamente importante que você ofereça diversos canais de comunicação, como chats online, e-mail, FAQs, formulários automáticos e telefones, e que eles funcionem de maneira eficiente para solucionar os problemas ou dúvidas do consumidor. O cliente só entra em contato com a loja caso realmente precise resolver alguma situação adversa, e se você não o atender bem, isso pode fazer com que você perca um consumidor.

Leve os feedbacks recebidos em consideração para melhorar o seu negócio

A opinião do cliente é fundamental para o sucesso da sua loja virtual, então não ignore as críticas, sugestões e elogios recebidos. Procure utilizar essas informações como uma base para que você saiba exatamente no que precisa melhorar e quais pontos do seu e-commerce já atendem as necessidades do consumidor da melhor forma.

Cuide do pós-venda com muito cuidado

Por fim, mesmo que o objetivo de fechar a venda tenha sido concluído, isso não quer dizer que o trabalho acabou. A ideia é fazer com que aquela primeira compra não seja a única daquele usuário, então é preciso reforçar o trabalho de pós-venda para que o consumidor volte a comprar na sua loja virtual.

Os e-mails são excelentes ferramentas para que você consiga trazer esse usuário de volta para o seu negócio. Você pode enviar e-mails perguntando sobre o que o cliente achou do produto, ou conteúdos relevantes para o perfil daquele usuário, ou ofertas de outros produtos que tenham relação com a compra feita anteriormente, por exemplo.

Analise o seu e-commerce e veja se você já põe algumas dessas dicas em prática. Caso a resposta seja não, você já sabe por onde começar para melhorar o seu relacionamento com os seus clientes para conseguir mais vendas para o seu negócio!

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