Seja esta crise um problema financeiro interno, por falta de pagamento dos clientes, ou um problema global, como uma crise que abala a economia de países e empresas, é importante que o empreendedor saiba o que fazer nesse cenário.
Ação
Torna-se essencial agir rapidamente. A partir do momento em que se percebe que os resultados da companhia não vão bem, a solução é dar prioridade total a este problema. Após a instalação da crise, o planejamento precisa começar imediatamente.
Otimização
Otimize os processos produtivos e as rotinas administrativas da empresa. Muitos empreendedores acabam não dando valor a otimização de processos devido às boas vendas e mercado aquecido. Na crise, a falta deste procedimento pode custar a competitividade e até mesmo o negócio.
Planejamento
Crie uma planilha com todas as informações do negócio, com o objetivo de melhorar a organização e ajudar a identificar onde a companhia está gastando muito dinheiro ou se as vendas não estão correspondendo o esperado. É sempre bom ter um plano B para um período ruim, pois se pode fazer toda a diferença na velocidade de reação e recuperação de seu empreendimento em um mercado em crise.
É importante continuar fazendo este controle financeiro mesmo após resolver o problema.
photo credit: Tanning salon gone wrong via photopin (license)
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