O Que Fazer em Tempos de Crise?

post 89 -Muitas vezes as crises são inevitáveis. São nesses momentos que desaparecem empresas que não conseguem se adaptar e as que permanecem, surgem com inovações que vêm criar novos paradigmas de mercado.

Seja esta crise um problema financeiro interno, por falta de pagamento dos clientes, ou um problema global, como uma crise que abala a economia de países e empresas, é importante que o empreendedor saiba o que fazer nesse cenário.

Ação

Torna-se essencial agir rapidamente. A partir do momento em que se percebe que os resultados da companhia não vão bem, a solução é dar prioridade total a este problema. Após a instalação da crise, o planejamento precisa começar imediatamente.

Otimização

Otimize os processos produtivos e as rotinas administrativas da empresa. Muitos empreendedores acabam não dando valor a otimização de processos devido às boas vendas e mercado aquecido. Na crise, a falta deste procedimento pode custar a competitividade e até mesmo o negócio.

Planejamento

Crie uma planilha com todas as informações do negócio, com o objetivo de melhorar a organização e ajudar a identificar onde a companhia está gastando muito dinheiro ou se as vendas não estão correspondendo o esperado. É sempre bom ter um plano B para um período ruim, pois se pode fazer toda a diferença na velocidade de reação e recuperação de seu empreendimento em um mercado em crise.

É importante continuar fazendo este controle financeiro mesmo após resolver o problema.
photo credit: Tanning salon gone wrong via photopin (license)

Posts Recentes

A Alta no Preço do Café: Uma Oportunidade para Investir em Clubes de Assinatura de Cafés Especiais

Nos últimos meses, o preço do café tem apresentado uma alta expressiva, impulsionada por fatores…

5 dias atrás

O futuro das marcas está nos clubes de assinatura – e a CBN confirma isso

Clubes de assinatura estão deixando de ser tendência para se tornarem parte da nova lógica…

5 dias atrás

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

1 mês atrás

Mercado de assinaturas cresce 74% no Brasil: como sua empresa pode se beneficiar

O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…

1 mês atrás

KPIs Essenciais para Medir o Sucesso do seu E-commerce

No ambiente digital altamente competitivo do e-commerce, monitorar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é essencial…

1 mês atrás

Como Marcas Inovadoras Estão Utilizando Tecnologia para Escalar Suas Operações

Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…

2 meses atrás