ICMS nas vendas das lojas virtuais em 2016!

Em 2015 muito se falou sobre as alterações na política de cobrança do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) para vendas não presenciais, isto é, vendas realizadas através de televendas ou de lojas virtuais.

De forma sucinta, o ICMS é um tributo que incide sobre a venda de produtos e serviços e seu transporte interestadual e intermunicipal. Para cada etapa envolvida neste processo, o ICMS é cobrado e seu arrecadado é revertido (assim como qualquer imposto) para que o governo arque com os custos públicos.

Segundo a legislação vigente até 2015, o recolhido do ICMS era revertido em sua totalidade para o estado de origem da venda, isto é, para o estado onde a empresa está instalada. Dado a concentração de grandes nomes do e-commerce brasileiro em determinados estados, a medida causava disparidade na distribuição do arrecadado com o imposto e, por este motivo, uma nova emenda constitucional foi elaborada visando reformular a maneira como o ICMS era calculado e distribuído.

A PEC 197/2012, aprovada pelo Senado do dia 15 de Abril, vigora novas leis para a situação e prevê a redistribuição gradual do ICMS entre o estado da origem da venda e destinatário até 2019, quando o imposto passará a ser recolhido integralmente pelo estado de destino.  Segundo a emenda, a partir deste ano o ICMS passará a ser calculado segundo a alíquota interestadual (12% para vendas nas regiões Sul e Sudeste e 7% nas regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Espírito Santo) e a diferença entre as alíquotas do estado de origem e destino será revertida proporcionalmente para os mesmos segundo a tabela:

Posts Recentes

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

3 semanas atrás

Mercado de assinaturas cresce 74% no Brasil: como sua empresa pode se beneficiar

O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…

4 semanas atrás

KPIs Essenciais para Medir o Sucesso do seu E-commerce

No ambiente digital altamente competitivo do e-commerce, monitorar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é essencial…

4 semanas atrás

Como Marcas Inovadoras Estão Utilizando Tecnologia para Escalar Suas Operações

Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…

1 mês atrás

Como Vender Mais na Páscoa: Estratégias para Alavancar o Faturamento no E-commerce

A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio, e um planejamento estratégico…

1 mês atrás

Os Desafios e Soluções para a Expansão de um E-commerce B2B

O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…

2 meses atrás