Entenda o Joint Venture

post 41 -A necessidade de redução de custos e melhoria de qualidade para competir no mercado fez com que empresas se unissem de maneira estratégica. Supõem um acordo comercial de inversão conjunta de longo prazo entre duas ou mais organizações chamado Joint Venture.

Essa aliança tem objetivos variados como procura de novos mercados, apoio mútuo, produção de bens, prestação de serviço e obtenção de benefícios econômicos. Para conquistar os objetivos comuns, as empresas selam um acordo para investir no negócio. Este investimento pode ser integrado de matéria-prima, capital, tecnologia, canais de distribuição, vendas, conhecimento do mercado, etc.

Não existem restrições para empresas trabalharem em conjunto. Elas assinam um contrato de colaboração constituindo uma união temporária ou uma sociedade onde ambas participam. Ou seja, a parceria não implica na perda da identidade, assim como mantém a individualidade de cada pessoa jurídica.

As maiores vantagens das alianças empresariais são a ampliação dos lucros, criação de empresas competitivas, diminuição da influência da balança de pagamentos reduzindo a dívida para a relação total de capitalização, reforço da qualidade e estrutura logística suficientemente consistente para fazer frente a investidas multinacionais.

Com isso, é comum encontrarmos a criação de Joint Ventures para as companhias participarem do mercado estrangeiro. Tendo como exemplo a China, que incentiva a entrada de empresas no país para formação de parcerias com a finalidade de facilitar a transferência de tecnologia.

Este empreendimento apresenta grandes soluções para pequenas e médias empresas, pois exibe uma chance de exercer de forma conjunta para superar obstáculos comerciais em um novo mercado e disputar de forma mais eficiente no mercado atual.
photo credit: Solving jigsaw puzzle via photopin (license)

Posts Recentes

O primeiro pedido não é o mais importante

O primeiro pedido é só o começo. No e-commerce, é comum comemorar a primeira venda…

2 semanas atrás

Um post não vende. Uma jornada bem estruturada, sim!

Se você acredita que publicar conteúdo sozinho é suficiente para vender, é hora de repensar…

1 mês atrás

Clube do Smi: como unir fé, diversão e aprendizado todos os meses

Educar os filhos com valores cristãos é um desejo presente em muitas famílias, mas nem…

2 meses atrás

Calcule o potencial da venda por assinaturas no seu negócio

No mundo empresarial de hoje, a inovação não está apenas nos produtos ou serviços que…

2 meses atrás

Por que clubes de assinatura acessíveis estão sendo a saída para pequenos negócios

De acordo com uma reportagem publicada pelo Diário do Comércio, o mercado de clubes de…

2 meses atrás

Como montar um clube do livro (passo a passo completo)

Como montar um clube do livro (passo a passo completo) Guia prático para lançar um…

2 meses atrás