Entenda o Joint Venture

post 41 -A necessidade de redução de custos e melhoria de qualidade para competir no mercado fez com que empresas se unissem de maneira estratégica. Supõem um acordo comercial de inversão conjunta de longo prazo entre duas ou mais organizações chamado Joint Venture.

Essa aliança tem objetivos variados como procura de novos mercados, apoio mútuo, produção de bens, prestação de serviço e obtenção de benefícios econômicos. Para conquistar os objetivos comuns, as empresas selam um acordo para investir no negócio. Este investimento pode ser integrado de matéria-prima, capital, tecnologia, canais de distribuição, vendas, conhecimento do mercado, etc.

Não existem restrições para empresas trabalharem em conjunto. Elas assinam um contrato de colaboração constituindo uma união temporária ou uma sociedade onde ambas participam. Ou seja, a parceria não implica na perda da identidade, assim como mantém a individualidade de cada pessoa jurídica.

As maiores vantagens das alianças empresariais são a ampliação dos lucros, criação de empresas competitivas, diminuição da influência da balança de pagamentos reduzindo a dívida para a relação total de capitalização, reforço da qualidade e estrutura logística suficientemente consistente para fazer frente a investidas multinacionais.

Com isso, é comum encontrarmos a criação de Joint Ventures para as companhias participarem do mercado estrangeiro. Tendo como exemplo a China, que incentiva a entrada de empresas no país para formação de parcerias com a finalidade de facilitar a transferência de tecnologia.

Este empreendimento apresenta grandes soluções para pequenas e médias empresas, pois exibe uma chance de exercer de forma conjunta para superar obstáculos comerciais em um novo mercado e disputar de forma mais eficiente no mercado atual.
photo credit: Solving jigsaw puzzle via photopin (license)

Posts Recentes

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

1 mês atrás

Mercado de assinaturas cresce 74% no Brasil: como sua empresa pode se beneficiar

O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…

1 mês atrás

KPIs Essenciais para Medir o Sucesso do seu E-commerce

No ambiente digital altamente competitivo do e-commerce, monitorar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é essencial…

1 mês atrás

Como Marcas Inovadoras Estão Utilizando Tecnologia para Escalar Suas Operações

Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…

1 mês atrás

Como Vender Mais na Páscoa: Estratégias para Alavancar o Faturamento no E-commerce

A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio, e um planejamento estratégico…

2 meses atrás

Os Desafios e Soluções para a Expansão de um E-commerce B2B

O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…

2 meses atrás